O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) vai ofertar curso de instalador de painéis solares. Ao todo, serão 200 vagas divididas entre Manaus e os municípios de Itacoatiara e Parintins.
As inscrições tem início às 8h desta terça-feira (26/7) e seguem até às 23h59 da quarta-feira (27/7). O edital do certame já está disponível aqui.
Para participar da iniciativa inédita no Amazonas, os interessados devem fazer a inscrição exclusivamente via internet, no link: http://www.concursoscopec.com.br.

Curso
O curso de Qualificação Profissional de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, com carga horária de 120h, será realizado no período de 8 de agosto a 26 de setembro de 2022, na modalidade presencial.
A iniciativa foi idealizada com o intuito de proporcionar o desenvolvimento econômico, tecnológico e de inovação no Amazonas; e o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas para o egresso operar e manter sistemas dessa natureza.
Além disso, visa estimular o desenvolvimento sustentável e econômico do estado, com a geração de emprego e renda nesse segmento.
Vagas
As 200 vagas foram divididas em 120 para a capital amazonense e 80 para os dois municípios do interior, Itacoatiara e Parintins.
Em Manaus, as aulas serão ofertadas na unidade do Galileia, na escola profissionalizante Estelio Dalison, na Zona Oeste, e no Instituto Benjamin Constant (IBC), situado no Centro.
Demanda
A oferta do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos partiu de uma solicitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), por entender que o Amazonas detém potencial para geração de energia fotovoltaica (solar) que é sustentável e limpa.
De acordo com estudos do setor, o Estado possui uma irradiação global horizontal de 4.825 Wh/m2, o que torna viável o aproveitamento da energia solar para geração de eletricidade.
“Além disso, em 2020, o Governo do Amazonas criou a Lei Estadual No 5.350 (22 de dezembro de 2020) que diz respeito à Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética”, destacou secretário-executivo de Mineração, Energia, Petróleo e Gás da Sedecti, Marco Antônio de Oliveira Villela.