Manaus, 3 de julho de 2022

Cinema

‘Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco’ será exibido neste sábado ‘Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco’ será exibido neste sábado

‘Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco’ será exibido neste sábado

Documentário será exibido no Facebook da SEC-AM.

Da redação

O ‘Cine Sem Sair de Casa’ exibirá, neste sábado (6/2), o documentário ‘Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco – A Voz e o dono da Voz’, a partir das 19h, no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O boneco Peteleco é Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas desde 2016.

O filme conta a história do artista ventríloquo Oscarino Farias Varjão, que dava vida e voz ao boneco Peteleco. No documentário, apesar de debilitado pela perda da voz no final do ano de 2015, Oscarino se emociona com o registro marcante das paródias e piadas que marcaram várias gerações.

No filme, que tem cerca de 20 minutos, Oscarino destaca a relevância de Peteleco em sua trajetória profissional. O personagem foi criado no dia 15 de maio de 1957. Desde então, o artista passou a apresentar o personagem em escolas, programas de rádio e TV. A dupla foi sucesso tanto em Manaus, quanto no interior do Amazonas.

A última apresentação do artista no Teatro Amazonas aconteceu em junho de 2017, dentro da programação do projeto ‘Duetos Populares’, como parte das comemorações pelos 120 anos do Teatro. O artista morreu em 15 de abril de 2018.

COMPARTILHE