Manaus, 26 de abril de 2024

Cinema

Filme ‘Jamary’ é selecionado para mais um festival de cinema

‘Jamary’ é o primeiro curta dirigido pelo amazonense Begê Muniz.

Por Eliena Monteiro

‘Jamary’, um filme ambientado na zona rural de Manaus, foi selecionado para mais um festival de cinema. Desta vez, o curta-metragem entrou para a lista do Festival Digital Curta Campos do Jordão, que será realizado em abril. A produção já tinha sido selecionada pelo Festival Internacional de Cinema Fantástico (Cinefantasy).

O filme é o primeiro curta-metragem dirigido pelo amazonense Begê Muniz. No Cinefantasy, o curta concorre na categoria Fantasteen. O festival, que ocorrerá de 16 a 29 de abril em formato online, marca a estreia da produção.

‘Jamary’ é o primeiro curta dirigido pelo amazonense Begê Muniz. Cartaz de Jamary. Foto: Divulgação

O Festival Digital Curta Campos do Jordão também será realizado em formato online entre os dia 21 e 28 de abril. ‘Jamary’ foi selecionado para a categoria Infantil.

Begê Muniz destacou as expectativas para a exibição do curta em mais um festival. “Pra mim, é uma alegria ver que o filme já começa a ter continuidade na sua carreira e entrando em importantes festivais, e também por assim proporcionar mais alcance do público mesmo. É um fator primordial, pra mim, divulgar nossa cultura amazonense para o resto do Brasil e do mundo”, disse o diretor, que também é ator, cantor e roteirista. .

Sinopse

‘Jamary’ é uma ficção do gênero horror. No filme, Ane, uma criança, passa as tardes brincando nos arredores da floresta com seus primos. Um dia, ela se depara com Anhangá, espírito indígena que rodeia a sua comunidade.

O filme foi contemplado pela Lei Aldir Blanc.

Foto: Divulgação

Festival Digital Curta Campos do Jordão

O Festival Digital Curta Campos do Jordão (FDCCJ) ocorrerá em formato virtual pelo site www.festivaldigitalcurtacj.com.br. Segundo a organização, o evento será gratuito.

Fazem parte da programação do festival Mostras Competitivas de Curtas-Metragens, Sessão Especial para as pessoas atendidas pela APAE de Campos do Jordão e Oficinas de Formação Audiovisual, ministradas pelo cineasta Jeferson De, pela roteirista e produtora Cristiane Arenas e pelo diretor e professor de cinema Ralph Friedericks.

Os vencedores receberão troféu, o Prêmio Araucária de Cinema, e prêmio em dinheiro no valor de R$ 3 mil.

O Júri Popular será por votação online, a partir do dia 21 de abril, e vai escolher o Melhor Curta Nacional e o Melhor Curta Regional.

O Júri Oficial também vai eleger o Melhor Curta Regional e será responsável pela premiação dos melhores curtas nas categorias: Ficção, Documentário, Animação, Experimental, Infantil, além da Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.

O FDCCJ foi idealizado e é produzido pelo Cineclube Araucária de Campos do Jordão (SP). O festival conta com o apoio da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura e do Convention Bureau de Campos e Região. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e do Ministério do Turismo.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!