‘Festival Olhar do Norte 2025’ abre inscrição para oficinas com profissionais do audiovisual
Vagas são limitadas e o formulário está disponível até quinta-feira (11/9).
09/09/2025 11:04
Com informações da assessoriaA ‘7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte’ está com inscrições abertas para oficinas com profissionais renomados do mercado audiovisual em Manaus. Entre eles estão Anália Nogueira, Danilo Umbelino, Marcus Curvelo, Bea Góes e Henrique Amud.
As atividades formativas são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 20 de setembro de 2025, no seguintes locais:
- Centro Cultural Palácio da Justiça,
- Teatro Gebes Medeiros e
- Palacete Provincial
As vagas são limitadas e o formulário está disponível no site festivalolhardonorte.com até quinta-feira, 11 de setembro de 2025.
LEIA MAIS
- Confira os seis filmes brasileiros que disputam vaga no Oscar 2026
- ‘Festival de Teatro da Amazônia 2025’ recebe inscrições de espetáculos até 10 de setembro

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
SOBRE O FESTIVAL
O Olhar do Norte é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
OFICINAS
17 a 19 de setembro- Palácio da Justiça
- Oficina ‘Figurino para Cinema’
Quem abre a programação é Anália Nogueira, diretora de arte e figurinista com 15 anos de experiência.
Ela ministra oficina ‘Figurino para Cinema’, de 17 a 19 de setembro, das 9h às 12h, no Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. São 25 vagas disponíveis.
Anália Nogueira assinou a direção de arte da série ‘Transviar’ e o figurino do curta premiado ‘O Barco e o Rio’, atuou como assistente em produções de destaque como os longas-metragens ‘A Febre”, ‘Carro Rei”’ e as séries ‘Aruanas’, ‘Dom’ e ‘Cangaço Novo’.
17 a 20 de setembro – Teatro Gebes Medeiros
- Oficina ‘Autoficção e Política: Oficina de Documentário Híbrido’
No Teatro Gebes Medeiros, de 17 a 20 de setembro, das 9h às 12h, tem a oficina ‘Autoficção e Política: Oficina de Documentário Híbrido’, com Danilo Umbelino e Marcus Curvelo. São 20 vagas disponíveis.
Danilo Umbelino é diretor de fotografia e produtor na Studio Nagô, atua entre o cinema e a publicidade no Brasil e no exterior. Sua pesquisa em documentário híbrido se destaca por criar identidades visuais potentes com soluções inventivas.
Marcus Curvelo é realizador audiovisual e ator que explora o cinema híbrido, com autoficção, documentário e performance. Ele tem um trabalho que tensiona a relação entre as experiências íntimas e contextos sociopolíticos com humor e autoironia.
19 de setembro – Palácio da Justiça
- Oficina ‘Construindo premissas que se destacam em editais, rodadas e concursos’
No dia 19 de setembro, das 9h às 12h, Bea Góes ministra a oficina ‘Construindo premissas que se destacam em editais, rodadas e concursos’, no Palácio da Justiça, para uma turma de 30 pessoas.
Bea Góes é roteirista, mestre em audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP) e fundadora da escola Narratologia. Ela tem trabalhos que incluem duas temporadas da serie ‘Santo Maldito’, na Star +, um longa-metragem para Netflix e a criação da websérie “Quarentenados”.
Em abril deste ano, Bea Góes participou do Olhar do Norte Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais da Artrupe Produções, com a palestra “Introdução à formatação de roteiro de forma prática”. Ela circula pelos maiores festivais de roteiro da América Latina como jurada e palestrante.
19 e 20 de setembro – Palacete Provincial
- Oficina ‘Duplofilme de Escrita, Estrutura e Reflexões sobre o Documentário Criativo’
Nos dias 19 e 20 de setembro, das 9h às 12h, Henrique Amud comanda a oficina ‘Duplofilme de Escrita, Estrutura e Reflexões sobre o Documentário Criativo’, no Palacete Provincial. São 30 vagas disponíveis, para maiores de 16 anos.
Henrique Amud é produtor, roteirista e sócio da produtora duplofilme. Formado em roteiro pela Escola Darcy Ribeiro, ele dirigiu e escreveu os curtas “Atordoado”, “Eu Permaneço Atento” e “Atentado ao Monegasco”. Entre os trabalhos de destaque está o longa documental “Itacoatiaras”, de 2025.
DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS
A lista de selecionados vai ser divulgada no sábado, 13 de setembro de 2025, no perfil do Festival Olhar do Norte no Instagram (@olhardonorte) e os contemplados também vão receber a confirmação por e-mail.
A curadoria vai ser realizada pelos oficineiros.