Manaus, 20 de julho de 2024

Cinema

Cineclube de Arte exibe produções amazônicas neste sábado, em Manaus

Exibição ocorre no Cineteatro Guarany, com entrada gratuita.

Com informações da assessoria

O projeto Cineclube de Arte apresenta o documentário musical ‘Mestres da Tradição na Terra do Guaraná‘ e o curta ‘Seiva Bruta‘, em Manaus, neste sábado, 27 de maio de 2023. A entrada é gratuita.

A exibição das produções amazônicas ocorre a partir das 18h, no Cineteatro Guarany, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1546, Centro.

As produções têm como destaque mulheres agroextrativistas do Médio Juruá, no interior do Amazonas.

A programação também conta com uma mesa de debate com representantes da Rede Maniva de Agroecologia.

LEIA TAMBÉM:

Cineclube de Arte exibe, neste sábado, 27 de maio de 2023, produções com mulheres agroextrativistas do Médio Juruá. Foto: Reprodução/Seiva Bruta
Cineclube de Arte exibe, neste sábado, 27 de maio de 2023, produções com mulheres agroextrativistas do Médio Juruá. Foto: Reprodução/Seiva Bruta

MESTRES DA TRADIÇÃO NA TERRA DO GUARANÁ

‘Mestres da Tradição na Terra do Guaraná’ é um documentário musical que faz um recorte da biodiversidade e grandeza cultural dos amazônidas de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), no baixo Amazonas. O local também é conhecido como a ‘Terra do Guaraná’, região de povos originários e tradicionais.

O documentário recebeu um prêmio do Festival Olhar do Norte, em 2022, como melhor som.

SEIVA BRUTA

Criado a partir de intervenções terapêuticas na região do Médio Rio Juruá, o filme Seiva Bruta é uma produção sensível que reflete a força coletiva de mulheres que compartilham desejos, histórias, vivências íntimas e sobrevivência.

A PRODUÇÃO

A produção é fruto das viagens da terapeuta e fotógrafa Fernanda Preto pela região. Ela passou 27 dias no barco do Instituto Juruá, juntamente com pesquisadores, ouvindo relatos das moradoras da localidade.

“O mais lindo desse trabalho foi poder retornar às fotografias que eu fiz entre 2006 e 2008 na região, e reencontrar pessoas da época. Foram 40 dias de trabalho, (…) ouvindo as histórias (…) dessa mulher forte do Juruá, que traz uma história de garra e resistência”, contou Fernanda.

SERVIÇO

Evento: exibição do documentário ‘Mestres da Tradição na Terra do Guaraná’ e do curta ‘Seiva Bruta’
Data: 27 de maio de 2023
Hora: a partir das 18h
Local: Cineteatro Guarany – Avenida Sete de Setembro, nº 1546 (Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro), Centro de Manaus
Entrada: gratuita

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!