‘Cine Tela Preta’ exibe obras audiovisuais gratuitas em Manaus
Sessões ocorrem sexta-feira e sábado, 25 e 26 de julho.
24/07/2025 17:21
Com informações da assessoriaO ‘Cine Tela Preta’ exibe obras audiovisuais realizadas por artistas pretos da Amazônia e de outras regiões do País, em Manaus. As sessões ocorrem sexta-feira e sábado, 25 e 26 de julho de 2025, no Centro de Artes Integradas da Amazônia (Caia). A entrada é gratuita.
O Centro de Artes Integradas da Amazônia (Caia),fica localizado na Avenida Constantino Nery, nº 2660, Chapada.
LEIA MAIS
- Efeitos especiais para filmes de terror de baixo orçamento é tema de workshop em Manaus
- Kinoplex Azul: Smurfs será exibido em sessão inclusiva no cinema do Amazonas Shopping

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲
CINE TELA PRETA
Realizado pela Casa Barravento, com apoio do Caia, o projeto tem como proposta ampliar o acesso à produção audiovisual preta e criar um espaço de troca, reconhecimento e valorização das narrativas negras no cinema.
A iniciativa foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Amazonas, via Conselho Estadual de Cultura do Amazonas e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
“A curadoria privilegia obras autorais e independentes que abordam temas como ancestralidade, território, identidade, espiritualidade e resistência”, afirmou Jean Palladino, diretor da Casa Barravento junto com Francine Marie.
PROGRAMAÇÃO DO ‘CINE TELA PRETA’
SEXTA-FEIRA, 25 DE JULHO
A partir das 19h, tem ‘Márcia Antonelli das Palavras à Sobrevivência’, de Mariellen Kuma; e ‘Médiuns: Mulheres trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros’, de Isa Donjie. As duas diretoras são do Amazonas.
- ‘Márcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência‘ – conta sobre a trajetória da escritora trans manauara Márcia Antonelli, entre a força de sua literatura e os desafios da sobrevivência nas ruas do centro histórico de Manaus.
- ‘Médiuns: Mulheres trans e sua busca ancestral nos terreiros afro-brasileiros’– é um documentário que acompanha as trajetórias de mulheres trans em terreiros de candomblé e umbanda na cidade de Manaus. Através de relatos íntimos, a obra audiovisual explora a relação entre identidade de gênero, espiritualidade e pertencimento no contexto das religiões afro-brasileiras.
SÁBADO, 26 DE JULHO
Às 19h, tem o documentário ‘Minha Avó Era Palhaço’, de Mariana Gabriel, de São Paulo, em 52 minutos.
A obra exibe a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis, conhecida como palhaço Xamego e a grande atração do Circo Guarany, no início da década de 40.
Mais informações sobre o Cine Tela Preta no perfil da Casa Barravento no Instagram (@barravento.cultural).