Manaus, 20 de junho de 2024

Cinema

Aos 75 anos, atriz do AM tem papel de destaque no filme ‘O Rio do Desejo’; veja fotos

Peta Catão supera barreira da idade e brilha ao lado de atores globais.

Com informações da assessoria

A atriz amazonense Peta Catão tem papel de destaque no filme ‘O Rio do Desejo’, que está em cartaz nos cinemas do Brasil. O longa-metragem é baseado no livro ‘O Adeus da Comandante’, de Milton Hatoum, e tem direção de Sérgio Machado.

Ao lado dos atores globais Sophie Charlotte e Daniel Oliveira, protagonistas do filme, Peta Catão supera barreira da idade e interpreta a personagem Dona Dalva.

“O meu personagem é a ‘Dona Dalva’, que trabalha há anos como cuidadora da casa desde que os irmãos eram pequenos e a mãe foi embora. Como eles ficam só, ela tem pena de abandoná-los. A relação é de muito carinho e de conexão, por isso, fica lá por muito tempo”, explicou.

Peta Catão interpreta a personagem dona Dalva no filme. Foto: Divulgação

A amazonense conta como foi atuar junto com os atores. “Eles brincavam comigo, tanto que tem uma cena que gostei muito porque foi inesperada. Ninguém tinha se preparado para essa cena. Quando Dalberto chega de viagem, eu estava esperando lá de cima (da casa). O Daniel de Oliveira chegou, me abraçou e me rodou”, contou.

BASTIDORES DO FILME

A oportunidade de Peta Catão surgiu após um incentivo da sobrinha, produtora de cinema e atriz Bita Catão, que fizesse o teste. Ao ler a história e se identificar com a personagem, a atriz decidiu arriscar e vivenciar a experiência.

“Foi uma experiência única fazer um teste com o diretor do filme do porte do Sérgio Machado. Nunca imaginei. Eu aprendi muita coisa. Ele redescobriu algo que está em mim e eu não sabia”, disse a atriz.

Pita Catão. Foto: Divulgação

Além de ter incentivado a tia, Bita Catão também usou sua experiência na frente das câmeras e no preparo de Peta para atuação, o que facilitou o trabalho, segundo o diretor do filme, Sérgio Machado.

“Foi fundamental para a boa performance da Peta ter uma atriz experiente como a Bita, que conseguiu nos ajudar na preparação dela e também contribuiu na produção, inclusive falando sobre os costumes do Norte e dando dicas de diálogos. A Peta é uma pessoa realmente extraordinária, foi um prazer e uma honra trabalhar com ela”, afirmou.

VEJA FOTOS DA ATUAÇÃO DA ATRIZ

CONQUISTA NA 3º IDADE

Peta Catão tem 75 anos. É descendente de indígenas e ressalta que com o trabalho poder incentivar mais atrizes, independente da idade ou experiência. “Representar o Amazonas é uma responsabilidade muito grande, mas espero ter alcançado a expectativa do público. Fico feliz de ter tido essa oportunidade e dar visibilidade para os talentos que nós temos na nossa terra. E espero que mais artistas possam ser valorizados”, finalizou.

ASSISTA AO TRAILER DO FIME ‘O RIO DO DESEJO’

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!