Manaus, 12 de julho de 2024

Carnaval

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Ensaio da ‘Banda do Boulevard 2023’ ocorre no domingo e reúne samba e toada, em Manaus

Treino ocorre das 16h às 18h, e é aberto ao público.

Com informações da assessoria

Nesta semana, o ensaio da ‘Banda do Boulevard 2023‘ ocorre neste domingo, 29 de janeiro de 2023, em Manaus. Aberto ao público, o treino ocorre das 16h às 18h, e conta com a presença do levantador de toadas Paulinho Viana.

Uma das mais tradicionais de Manaus, a Banda do Boulevard existe desde 1987 e costuma levar uma multidão para a Boulevard Álvaro Maia, Centro de Manaus, sempre no domingo gordo de carnaval, que em 2023 será dia 12 de fevereiro.

Para o ensaio deste domingo, a bateria Explosão do Boulevard insere nos seus ensaios os ritmos do samba com as toadas de boi-bumbá. O treino oficial acontece a partir das 16h, no QG da banda, localizado na Avenida Álvaro Botelho Maia, 228, Centro de Manaus.

O levantador de toadas Paulinho Viana vai marcar presença. “Será uma grande alegria, pois estaremos interagindo com a galera que vai assistir ao ensaio no domingo”, disse Paulinho Viana, que é levantador da Marujada de Guerra do Boi Caprichoso.

Cantor Paulinho Viana. Foto: Divulgação

ENSAIO

De acordo com a organização da banda, o ensaio deste domingo está dividido em dois momentos.

Primeiramente, a bateria, composta por cem ritmistas, tocará por uma hora os sambas de enredo que farão parte da programação do carnaval da ‘Banda do Boulevard 2023’.

Em seguida, será a vez de Paulinho Viana levantar o ritmo bovino programado para a apresentação do boi de rua criado pelos organizadores da banda, o Boilevard, que também fará seu espetáculo no evento carnavalesco deste ano.

De acordo com o mestre da bateria Iron Maciel, os músicos da Explosão do Boulevard estão afinados com os dois ritmos. “Agora é inserir nos ensaios da bateria as coreografias que serão feitas junto ao samba e alinhar com a batucada do Boilevard”, afirmou.

BOI DE RUA

O Boilevard é o boi de pano criado em 2022 pelos organizadores da Banda do Boulevard como forma de representar a cultura do boi de rua de Manaus.

O boi é uma das atrações da Boulevard 2023, que terá show de uma hora de duração do cantor e levantador de toadas da Marujada de Guerra do Caprichoso, Paulinho Viana.

A presença do Boilevard no carnaval reforça o interesse dos organizadores, brincantes e foliões em manter viva a cultura popular de rua, como o carnaval e o boi de pano.

TEIXEIRA DE MANAUS É O TEMA

Neste ano, a Banda do Boulevard homenageia o saxofonista amazonense Rudeimar Soares Teixeira, o Teixeira de Manaus e traz como tema ‘Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção’.

O saxofonista Rudeimar Soares Teixeira, ou simplesmente Teixeira de Manaus, nasceu no dia 8 de dezembro de 1944, na comunidade Costa do Catalão, zona rural de Manaus.

Na década de 1980, ficou conhecido no Brasil, após ser descoberto pelo paraense Pinduca, cantor de carimbó.

Depois, passou a fazer apresentação artística com seu sax alto e se tornou o precursor do movimento musical chamado ‘beiradão’, uma mistura de ritmos como carimbó, merengue, lambada, cumbia, forró, salsa, xote e música latina.

Composição da Banda do Boulevard

Tema: ‘Teixeira de Manaus é Beiradão: Cultura do Amazonas em Canção’
Rainha: Josiane Valle
Mestre de bateria: Iron Maciel
Compositores Paulo Onça, Mulher do Samba e Mui do Cavaco
Cantores/Intérpretes: Auzier do Samba e Mestre Kabeça

Letra do samba 2023

Eu vou com meu amor pro Boulevard.
A Alegria é tradição, vamos cantar.
Teixeira de Manaus é Beiradão.
De corpo e Alma te dedico essa canção. 2x
A arte ilumina a comunidade espantando a solidão.
O barco atracou na avenida me lanço nessa festa com emoção.
O som da multidão arrepia.
Hoje o Boulevard é gratidão.
Eu vou com meu amor pro Boulevard.
A alegria é tradição, vamos cantar.
Teixeira de Manaus é Beiradão.
De corpo e alma te dedico essa canção. 2x
O Rádio anuncia: a musicalidade tem no sax a expressão.
Ao som da guitarrada – magia.
Cultura do Amazonas em canção. Teixeira de Manaus te convida: Abre as Portas do Teu Coração!!!

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!