Manaus, 3 de julho de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Quilombo Urbano realiza evento cultural pelo Dia da Consciência Negra em Manaus

Evento cultural gratuito começou às 9h deste sábado (20/11).

Com informações da assessoria

O Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito realiza o tradicional evento do Dia da Consciência Negra, neste sábado (20/11), data em que se comemora a data. Neste ano, o evento cultural vai homenagear o quilombola e líder negro do Amazonas, Nestor Nascimento. O evento gratuito começou às 9h. Confira a programação.

“Nestor Nascimento foi um líder que lutou pela causa negra no Amazonas e deixou um legado à nossa família. Era nosso primo. Infelizmente, é muito invisibilizado. Este ano iremos homenageá-lo nas festividades do Dia da Consciência Negra. Mesmo com grandes desafios, sem apoio ou patrocínio, contando com a família e amigos, iremos manter a tradição cultural e realizar a feijoada”, disse Rafaela Fonseca, membro da Associação das Crioulas.

A programação cultural ocorre no Quilombo de São Benedito, que fica localizado na Avenida Japurá, paralela à Visconde de Porto Alegre, no bairro da Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus.

Para participar, é obrigatório o uso de máscaras.

Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito. Foto: Divulgação

Programação

Atividades de referência da cultura negra estão programadas para serem realizadas durante todo o evento. A abertura ocorreu às 9h, com a exposição e venda de artesanato das Crioulas do Quilombo. Também vai haver a concentração do cortejo do Afoxé Amigos do Katendê, com saída programada para às 10h.

“O trabalho artesanal é um resgate da cultura negra para que nossas famílias entendam suas próprias histórias. Para isso, fabricamos as Abayomis como Orixás, que são bonecas de pano, e realizamos o Trabalho de Crioulas em que retratamos a história das nossas ancestrais em cada boneco feito de biscuit”, afirmou Rafaela Fonseca.

O Grupo de Capoeira Matumbé, do mestre KK Bonates inicia a apresentação às 10h. A tradicional distribuição da feijoada será às 12h.

Conforme informações da organização, para receber a feijoada, é indispensável o uso de máscara. Será entregue apenas uma feijoada por pessoa. O consumo pode ser no local ou a pessoa pode levar para viagem.

O Pagode do Quilombo – Especial Dia da Consciência Negra – inicia às 14h, com entrada gratuita e apresentação obrigatória da carteira de vacinação. O show é por conta dos grupos Pão Torrado Samba de Raiz, Samba do Quilombo e dos artistas, Fábio Soldado, Du Barranco, Claudia Trindade, Mestre Cosminho.

Programação será realizada ao longo do dia. Foto: Divulgação

Quilombo de São Benedito

Há aproximadamente 125 anos, migrantes negros que saíram do Maranhão colocaram na bagagem sonhos e a devoção a São Benedito, para fincarem suas raízes em Manaus, especificamente no espaço que hoje está situado o bairro da Praça 14 de Janeiro. Nascia, assim, o Quilombo de São Benedito.

A comunidade é o segundo quilombo urbano do Brasil reconhecido pela Fundação Palmares, vinculada ao extinto Ministério da Cultura.

Neste ano, o evento cultural vai homenagear o quilombola e líder negro do Amazonas, Nestor Nascimento. Foto: Reprodução

COMPARTILHE