Manaus, 1 de dezembro de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Projeto ‘Manaus Samba Show’ volta ser realizado no Largo São Sebastião

Projeto estimula resgate e preservação de sambas tradicionais.

Com informações da assessoria

O projeto ‘Manaus Samba Show‘, criado há 46 anos pelo músico Bopp, retorna, neste sábado (26/2), às 14h, no Largo São Sebastião, Centro Histórico. Com acesso gratuito, a roda de samba estimula o resgate e preservação da memória de sambas tradicionais que foram sucesso desde a década de 1910 a 2012.

Bopp conta que durante 36 anos fez uma pesquisa por meio da qual conseguiu reunir gravações originais, catalogadas em banco de dados por estilos, digitalizadas e impressas em forma de cadernos.

‘Manaus Samba Show’ foi criado há 46 anos pelo músico Bopp. Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o músico, o ‘Manaus Samba Show’ consiste em um grupo de quatro músicos tocando todos os sábados, em espaço público. “A ideia é proporcionar entretenimento, lazer e cidadania para sambistas, apreciadores e turistas que visitam o Teatro Amazonas”, explicou.

“Todos que passam por lá participam de alguma forma, seja tocando, dançando ou cantando. Esse é o diferencial. Para isso, disponibilizamos cadernos em estantes com todas as letras e as pessoas aprendam o samba tradicional e suas vertentes: Samba-canção, Samba de breque, Samba-choro, Samba bossa-nova, Samba rock, Samba tradicional e Samba enredo, cantando junto conosco. Manter a Roda de Samba viva, todos os sábados, é uma forma de propagar esse ritmo genuinamente brasileiro”, completa Bopp.

Projeto ‘Manaus Samba Show’. Foto: Divulgação

‘Manaus Samba Show’

Bopp relembra que o projeto ‘Manaus Samba Show’ nasceu em 26 de maio de 1976 no bairro da Japiim, em Manaus, com a criação do Grupo Canoeiro, que na época imitava o grupo ‘Demônios da Garoa’.

Mais tarde, mudou-se para o Pagodesc, no Hall do Serviço Social do Comércio (Sesc), na Rua Henrique Martins, no Centro de Manaus. Em seguida, mudou-se para o Reduto do Samba, no núcleo 14 do bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital.

Em 2 de abril de 2011, instalou-se no Largo de São Sebastião, onde continua até hoje.

Formado inicialmente por Bopp (violão), Ray (cavaquinho), Careca (pandeiro) e Miro (tantã), o projeto é de iniciativa própria e não recebe nenhum recurso financeiro de órgãos públicos, segundo os organizadores. É mantido por meio de apoio cultural, de forma consciente, de pessoas que frequentam e ajudam a dar continuidade, além de outros que somam trazendo seus próprios instrumentos.

SERVIÇO

Evento: Projeto ‘Manaus Samba Show’
Data: sábado, 26 de fevereiro de 2022
Horário: 14h
Local: Largo São Sebastião, Centro Histórico de Manaus
Entrada: Gratuita

COMPARTILHE