A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) está planejando realizar o ‘Manaus Passo a Paço 2022‘ nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro. Conforme a instituição, o evento “será palco de grandes atrações locais, nacionais e internacionais”.
Na manhã de domingo (20/2), a Manauscult e as secretarias que integram a Comissão Especial de Grandes Eventos lançaram o projeto do evento, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), situado na Rua Gabriel Salgado, Centro Histórico.
O Passo a Paço foi instituído pela Lei nº 2.526, de 23 de outubro de 2019, e já faz parte do calendário oficial da capital do Amazonas. A ideia é que o evento de 2022 seja um meio para consolida o novo eixo turístico-cultural.
Atrações previstas
Durante o lançamento do projeto deste ano, as equipes envolvidas no evento visitaram o quadrilátero do circuito cultural, local onde serão montados quatro palcos: um para atração local, um para atração nacional, um para internacional e um para atração kids.
Nesse espaço, também serão instalados espaços para as feiras de gastronomia, artesanato sustentável, empreendedorismo e atividades culturais e de lazer.
As atrações musicais já confirmadas são:
- Jota Quest
- André Valadão
- Felipe Araújo
- Joelma
- Duda Beat
Para o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o Passo a Paço é um grande festival de artes integradas com foco na difusão multicultural e aceleração de negócios turísticos.
“O Passo a Paço 2022 ocupará uma área de 45.400 metros quadrados dentro do Centro Histórico de Manaus com mais de 30 horas de programação e será uma grande oportunidade para posicionar o setor artístico-cultural e turístico da cidade não apenas como grande destino de turistas, como também grande destino para investidores”, ressaltou Oliveira.
A novidade da edição será o lançamento do ‘Circuito Off‘, que consiste na integração de bares e restaurantes ao projeto Manaus Passo a Paço 2022. “Um mapeamento vem sendo realizado pela diretoria de Turismo da Manauscult com o objetivo de identificar pontos turísticos e gastronômicos, como opções para conectar o turista à gastronomia contemporânea regional e cultura”, informou a fundação.
De acordo com a Manauscult, em março, a Diretoria de Cultura da fundação promoverá as primeiras oficinas de 2022 para a classe artística de Manaus com o objetivo de fortalecer e capacitar artistas, produtores e agentes culturais interessados em compor o projeto Manaus Passo a Paço. A formação será realizada por meio do Programa Municipal de Formação Artístico Cultural (Promfac).
*Matéria atualizada no dia 19 de julho de 2022.