Manaus recebe o espetáculo rio-branquense ‘Vozes do Interior’ que retrata os mitos dos povos da floresta do Acre, neste domingo, 17 de novembro de 2024. A apresentação ocorre no Teatro Cultural Barravento, Praça 14, Zona Sul. A entrada é gratuita.
Apresentado pelo Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira, de Rio Branco (AC), o espetáculo conta com duas sessões às 17h e 19h30.
LEIA MAIS
Manaus recebe show do DJ Kiko Franco na Festa AMA em dezembro

Com classificação livre, a peça teatral navega com o casal Francisco Firmino e Chiquinha do Pandeiro, em uma jornada pelos rios do Acre, entre ‘causos’, mitos e histórias de povos da floresta, à procura de Chica Brejeira, mãe de Chiquinha.
“Ao mesmo tempo que os personagens dialogam uns com os outros, eles trazem memórias, e também dialogam com o próprio público. É um teatro de certa forma, interativo, porque a gente traz o público pra dentro da cena”, adiantou o ator e diretor Thales Vasconcelos.
ESPETÁCULO
A proposta de criação da peça ‘Vozes do Interior’ surgiu da pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas de Thales Vasconcelos.
A partir do tema, que propõe a criação de um personagem com base em características das culturas acreanas, a pesquisa teve como desdobramento a aprovação de um projeto cultural em edital nacional de fomento à cultura e, com isso, alcançou três comunidades tradicionais do Acre.
Foi assim que o Grupo Estrela Altaneira foi às comunidades Pé da Serra, na Serra do Divisor; Aldeias Isa, República e Recanto Verde na Terra Indígena Nukini, na região do Rio Moa e; Parque Estadual do Chandless no interior do Acre. Em cada localidade, foram realizadas oficinas de teatro, rodas de conversa, cantoria, contação de causos, sempre com o objetivo de se inserir no cotidiano de pessoas dessas comunidades e conhecer o seu modo de viver.

Financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Funarte pelo Edital Funarte Retomada 2023 – Teatro, o projeto conta com apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio (SESC/AC) e Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente- SEMA, da Fundação de Cultura Elias Mansour – FEM e do Museu dos Povos Acreanos.
GRUPO ESTRELA ALTANEIRA
O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira foi fundado em 2021. A composição do grupo varia de acordo com as demandas das suas produções artísticas.
Atualmente, oito integrantes participam do projeto ‘Vozes do Interior’: Thales Vasconcelos, Deusa Maria, Byanca Nascimento, Marcelo Dagnoni, Stephanie Matos, Leonel Carneiro, Cleide Santos e Anne Sales.
O Grupo trabalha com produções artísticas autorais. Entre elas: ‘Na descoberta de Si’ (Performance) – 2021; ‘Cancão de Fogo – O Mestre Repentista’ (peça) -2022; ‘Chiquinha do Pandeiro e seus compadres’ (peça) – 2022; ‘Folia Caminho de Reis’ (Cortejo de reisado) – 2021; ‘Café Passado” (intervenção artística) – 2024; e ‘Vozes do Interior’ – 2024.
FICHA TÉCNICA
- Direção: Thales Vasconcelos
- Assistente de direção: Deusa Maria
- Dramaturgia: Thales Vasconcelos e Deusa Maria
- Iluminação: Stephanie Matos
- Atuação: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
- Cenários: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
- Figurino: Byanca do Nascimento
- Adereços: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
- Preparação corporal: Deusa Maria
- Fotografia e Filmagem: Marcelo Dagnoni
- Produção: Leonel Carneiro
- Assistência de produção: Stephanie Matos e Marcelo Dagnoni
- Videomaker: Anne Sales Sosnoski.
- Realização: Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira
SERVIÇO
Evento: Manaus recebe o espetáculo rio-branquense ‘Vozes do Interior’
Data: neste domingo, 17 de novembro de 2024
Horário: sessões 17h e 19h30
Local: Teatro Cultural Barravento, na Rua Jonathas Pedrosa, nº 1166, bairro Praça 14 de Janeiro
Entrada: gratuita