Manaus, 18 de julho de 2026

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Manaus celebra a ancestralidade no ‘Festival dos Povos Indígenas’

Evento ocorre no dias 26 e 27 de setembro, na sede Cufa.

Com informações da assessoria

Manaus celebra a ancestralidade no ‘Festival dos Povos Indígenas: Herança Viva, Diversidade e Integração’ nos dias 26 e 27 de setembro de 2025. O evento ocorre na sede da Central Única das Favelas (Cufa), Centro. A entrada é gratuita.

A programação reúne música, dança, oficinas, debates e gastronomia tradicional.

LEIA MAIS

Foto: Divulgação

Participe do grupo do Portal Edilene Mafra no WhatsApp 📲

SOBRE O FESTIVAL

Promovido pelo Grupo Memorial Puxirum (W. C. S. Neto & L. R. T. Monteiro LTDA), o evento tem como objetivo valorizar e promover as memórias, a arte e os saberes tradicionais da Amazônia, atuando como um movimento de pertencimento, formação e educação, por meio de experiências que conectam diferentes culturas e territórios da região.

O evento conta com uma série de atividades e abrirá com oficina de tambor xamânico, palestras sobre cosmologia e grafismos indígenas com Thais Kokama e Amadeu Satere Apurinã, além de painéis sobre sustentabilidade, demarcação de terras e justiça climática.

Pela parte da noite será marcada por apresentações musicais de Cida Aipória, Grupo MYRÁ YIÁ, Mestre Ismael & Banda e pelo Concurso Batalha de Rima Som Ancestral, que conecta a juventude urbana com as raízes ancestrais.

Já no dia seguinte a programação começa com o ‘Café do Bem Viver’, seguido de rodas de conversa sobre protagonismo feminino, saberes tradicionais e ecomusicologia. À tarde, oficinas e workshops unem espiritualidade, economia criativa e arte urbana.

A noite será marcada por apresentações Show Clima Terra com Cida Aripória, Leina Tavares, Rhamona Monalisa, DJ Taly Naya e Junior Xoque.

O encerramento será em clima de celebração, com apresentações de grupos como Kuia, Munduruku, Banda Pariká e Rafha & Grupo Çapó, que misturam ritmos contemporâneos e tradições indígenas.

FEIRA CRIATIVA

Durante os dois dias, o público também poderá visitar o Festival de Cultura e Economia Criativa Indígena, que reúne feira de artesanato, biojoias, moda indígena e gastronomia tradicional.

Haverá ainda exposição de telas do artista Max Barros, livros de histórias amazônicas com o professor João Cruz, além de espaços de interação com mestres da cultura, como Ismael Pinheiro e Cacique Ismael Munduruku.

Leina Tavares e Neto Simões, coordenadores do evento, afirmam que o festival reforça a importância da preservação cultural como instrumento de resistência e integração. Mais do que celebrar a ancestralidade, a proposta mostra que a cultura indígena é viva, pulsante e essencial para pensar sustentabilidade, identidade e futuro.

“Mais do que nunca, precisamos reconhecer e valorizar nossa cultura. Todos nós carregamos, em nossa essência, a ancestralidade amazônica, marcada pela luta, pela resistência e pela capacidade de sobrevivência”, destacam Leina e Neto Simões.

O evento tem o apoio Institucional da Central Única das Favelas- CUFA Amazonas, com os representantes Alexey Ribeiro e Fabiana Carioca. Conta ainda com o incentivo da Lei Rouanet Norte e da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa tem o patrocínio do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Correios e Caixa Econômica Federal.

CONFIRA A PROGRAMAÇAO DO ‘FESTIVAL DOS POVOS INDÍGENAS’

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO

  • 13h às 15h – Oficina Tambor Xamânico – Facilitador: Tércio Macambira
  • 16h – DJ Ravi
  • 16h às 17h – Palestra: Cosmologia e Simbologia por trás dos Rituais, Adereços e Grafismos Indígenas- APISMMM: Pamela Barbosa, Daniel Michiles e Aurizete Sateré
  • 17h às 18h – Painel Temático (Alunos do IEA – Profª Márcia de Castro): O Diálogo com a natureza – Povos indígenas da Amazônia e a sustentabilidade; Demarcação de Terras e Justiça Climática: Palestrante: Anderson Akuri
  • 18h às 19h – Apresentação Cultural: Sonoridades indígenas e contemporâneas – Cida Aipória e Show Clima terra
  • 19h às 20h – Concurso Batalha de Rima Som Ancestral com Batalha da Malta

Atividades Culturais para Crianças:

Contação de Histórias Indígenas
Oficina de Grafismo e Confecção de Adereços: Thais Kokama, Amadeu Satere Apurinã, Anderson Akuri

  • 19h às 20h – Apresentações Culturais: Desfile Ancestral
  • 20h às 21h – Show Musical: Grupo Musical MYRÁ YIÁ
  • 21h às 22h – Mestre Ismael e Banda – Encerramento Cultural da Noite

SÁBADO, 27 DE SETEMBRO

  • 9h – Café do Bem Viver – Encontro de boas-vindas com partilhas tradicionais e acolhida das lideranças e participantes
  • 9h às 10h – Roda de Conversa: Protagonismo da Mulher Indígena na Mesorregião Amazonense do Alto Solimões – Ma. Glades Lima
  • 10h às 11h– Roda de Conversa: Saberes e Fazeres Tradicionais – Dr. Bruno Miranda (troca de experiências com guardiões e guardiãs dos conhecimentos ancestrais)
  • 11h às 12h – Ecomusicologia – Me. Heron
  • 12h às 13h – Intervalo para o almoço
  • 13h às 15h – Oficina de Tambor Xamânico – Facilitador: Tércio Macambira (vivência sobre os significados espirituais e rituais dos tambores tradicionais)
  • Graffiti com Gnos.am
  • 15h às 16h – Workshop: Economia Criativa e a Arte Indígena – Ravi Veiga
  • 16h às 17h – DJ Ravi Veiga
  • 17h às 18h – Grupo Kuia: Danças, Rituais e Cantos Tradicionais (vivência e conexão com expressões sagradas dos povos originários)
  • 18h às 19h – Cacique Ismael Munduruku e Grupo Munduruku
  • 19h às 20h – Show Musical: Banda Pariká (música indígena contemporânea com identidade amazônica)
  • 20h às 21h – Show Musical: Rafha e Grupo Çapó (fusão de ritmos e ancestralidade no palco do Festival)
  • 22h – Encerramento Oficial do Festival

SERVIÇO

Evento: Festival da Cultura Indígena: Herança Viva, Diversidade e Integração em Manaus
Data: 26 e 27 de setembro de 2025
Horário: 13h às 20h (26/9) e 9h às 22h (27/9)
Local: Cufa Amazonas, Avenida Joaquim Nabuco, nº 2274, Centro de Manaus
Entrada: gratuita
Informações: no Instagram @grupopuxirum

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!