Manaus, 5 de julho de 2022

EVENTOS

Foto: João Viana/Semcom
Foto: João Viana/Semcom Foto: João Viana/Semcom

Manauara Shopping recebe evento ‘Semana do Artesanato’

Evento será realizado entre 15 e 20 deste mês de março.

Da redação

Em alusão ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promoverá a Semana do Artesanato. O evento será realizado no Manauara Shopping, entre os dias 15 e 20 deste mês de março.

Os produtos que serão expostos vão desde artigos pessoais, decoração, escritório, cosméticos, quadros e esculturas. Os valores dos itens variam de R$ 5 a R$ 2.500.

De acordo com o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), Sidnei Magalhães, o evento parte da Lei Orgânica, de 11 de janeiro de 2022, aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o objetivo de induzir a cultura empreendedora.

“Vamos realizar a Semana do Artesanato Manauara pela primeira vez. No dia 19, faremos uma homenagem aos artesãos. A vantagem dessa exposição é que os trabalhadores vão, não só expor, como também comercializar os próprios produtos”, disse.

A atividade vai ofertar 30 vagas para artesãos que produzem artigos com características culturais e regionais manauaras. “Isso para eles é uma grande vantagem porque depois que voltamos da pandemia ainda não tínhamos a oportunidade de realizar um trabalho de exposição dessa magnitude com o público desse shopping”, finalizou Magalhães.

Visitação

O espaço estará aberto diariamente para visitação, no piso Castanheira, ao lado do restaurante Tio Armênio, no horário das 10h às 22h.

O Manauara Shopping fica localizado na Avenida Mário Ypiranga, nº 1.300, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.

Dia do Artesão

O dia 19 de março foi a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar a categoria dos artesãos. A origem deve-se à Bíblia e à religiosidade.

De acordo com a igreja, Jesus Cristo aprendeu com o pai (José) o ofício de marceneiro, que naquela época exigia somente trabalhos manuais e era muito valorizado. Por essa explicação historicamente religiosa, o padroeiro São José foi escolhido como protetor dos artesãos.

COMPARTILHE