Manaus, 26 de abril de 2024

EVENTOS

Foto: Divulgação
 Foto: Divulgação  Foto: Divulgação

‘Hearing Amazônia’: Teatro Amazonas terá show gratuito com músicos americanos e brasileiros

O evento ocorre no dia 31 de março de 2023, às 20h.

Com informações da assessoria

O Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, vai receber o ‘Hearing Amazônia: Arte é Resistência‘. O evento ocorre no dia 31 de março de 2023, às 20h. A programação terá show com músicos americanos, artistas brasileiros, indígenas e compositoras indicadas ao Grammy. A entrada é gratuita.

O espetáculo também marca o lançamento do projeto ‘We Are The Forest’, da cantora Djuena Tikuna.

Foto: Divulgação

HEARING AMAZÔNIA: ARTE É RESISTÊNCIA’

O show será promovido por integrantes do MIT Wind Ensemble, MIT Festival Jazz Ensemble, MIT Vocal Jazz, sob direção do famoso maestro americano Frederick Harris, apresentando composições de grandes artistas nacionais e mundiais. No mesmo palco, também estarão nove musicistas de Manaus, completando a formação oficial.

Artistas brasileiros e indígenas, além de compositoras indicadas ao Grammy, vão se unir a 75 músicos e pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology). O espetáculo tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), e órgãos municipais.

A apresentação terá a participações da cantora indígena Djuena Tikuna, da vocalista e compositora de jazz, Luciana Souza, dos clarinetistas americaos Anat e Evan Ziporyn, do brasileiro, ganhador do Grammy, Edu Ribeiro, além do ativista indígena José Neto.

O espetáculo é coordenado pelos diretores musicais do MIT, Frederick Harris e Laura Grill Jaye. “A troca de experiências, repertório e aspectos culturais entre Amazônia e Massachusetts mostrará seus bons frutos no palco do Teatro Amazonas, que é a casa do povo. Todos estão convidados para prestigiar este momento tão especial e importante”, comentou maestro do MIT Wind Ensemble, Frederick Harris.

REPERTÓRIO

O repertório do espetáculo do ‘Hearing Amazônia: Arte é Resistência’ também é diferenciado fazendo a união entre músicas autorais, brasileiras e outras internacionais como: ‘Água de Beber’, ‘Cry Me a River’, ‘Berimau’, ‘Yardbird Suit’, ‘O Boto’, ‘Corta Jaca’, ‘Footsteps and Smiles’, ‘As Rosas Não Falam (Cartola)’, ‘Asa Branca (Luiz Gonzaga)’ entre outras.

LANÇAMENTO DO PROJETO ‘WE ARE THE FOREST’

O evento também vai marcar o lançamento do projeto ‘We Are The Forest’, em tradução livre ‘Nós Somos A Floresta-Eware (Reflexões sobre a Amazônia)’, da cantora Djuena Tikuna, que fez história, em 2017, ao se tornar a primeira indígena a protagonizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas.

O projeto aborda temas culturais e ambientais da região amazônica, é uma performance colaborativa em larga escala sobre temas como sustentabilidade cultural e ambiental, e ainda terá a participação especial do ativista indígena, José Neto, do povo kaeté-tupinambá. Segundo Djuena, as canções são na linguagem Tikuna com uma versão única de Eware criada pelo compositor Nadav Erlich.

SERVIÇO

Evento: ‘Hearing Amazônia: Arte é Resistência’
Data: 31 de março de 2023 (sexta-feira)
Horário: às 20h
Local: Teatro Amazonas, Centro de Manaus
Entrada: gratuita

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!