Manaus, 5 de julho de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Festival celebra 2 anos do projeto Vidas Indígenas Importam, em Manaus

O Festival Multicultural será realizado nesta quinta-feira (21/4).

Com informações da assessoria

O Curupira Mãe do Mato, no Centro de Manaus, abre as portas, nesta quinta-feira (21/4), às 17h, para o Festival Multicultural ‘Vidas Indígenas Importam’. O evento vai celebrar dois anos do projeto. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do espaço cultural.

O festival contará com apresentações artísticas indígenas, feira de artesanato, grafismo corporal e espaço de cura indígena.

As atrações musicais do evento são o Grupo Kuiá, Grupo Ruaringo, Grupo Maynuma Kokama, Grupo Wotchimaücü , Elizete Tikuna o apresentador Yuri Apurinã e os convidados não-indígenas Márcia Novo, Márcia Siqueira, Gabriela Dias e Nando Monte Negro.

Foto: Divulgação

O público também poderá desfrutar da rica culinária indígena como Caxiri, Formigas, Cachaça do índio e outros.

O evento também terá moda indígena com venda de roupas, bolsas e artesanato confeccionado pelos indígenas, grafismo corporal indígena pelas mãos de Thais Kokama e um espaço dedicado à cura indígena com a curandeira Regina Sateré Mawé e Ivan Tukano.

Imersão na cultura indígena

O evento vai promover uma imersão única na cultura e saberes dos povos originários, além de contar com a presença de personalidades indígenas como Cláudia Baré, Vanda Witoto – primeira amazonense vacinada contra Covid-19 e Yra Tikuna, artista indígena e também coordenadora do projeto ‘Vidas Indígenas Importam’.

“O projeto Vidas Indígenas Importam ajudou muitas comunidades durante a pandemia. Os nossos parentes não tinham o que comer na época, sem vender seus artesanatos, fazer suas apresentações, nós ficamos isolados. Eu liguei pra Márcia[Novo], pedi ajuda e deu certo. Começamos o projeto ajudando a aldeia Inhãa-bee, depois Rouxinol, aldeia Branquinha, aldeia Gavião. Às vezes somos invisíveis, por isso precisamos nos unir. E o Vidas Indígenas foi e é importante para nós, fico feliz por esse projeto continuar e espero que ainda ajude bastante a nossa comunidade”, afirmou Yra.

Projeto Vidas Indígenas Importam. Foto: Divulgação

O festival vai celebrar o trabalho realizado pelo projeto que prestou assistência para mais de 2 mil famílias indígenas no Amazonas. Para Márcia Novo, artista e ativista, o Vidas Indígenas Importam se tornou uma grande rede de apoio para esses povos.

“Agora no pós-pandemia, estamos focando em fomentar a economia e independência dessas comunidades indígenas. Por isso, resolvemos celebrar os dois anos de projeto no Curupira Mãe do Mato fomentando principalmente a venda e compra de produtos indígenas e proporcionando uma experiência única de conexão do manauara com a sua própria cultura. Vai ter Caxiri na cuia, muita música indígena, convidados ilustres, feirinha e muita energia boa”, destacou a cantora que também é uma das coordenadoras do projeto.

Ingressos

Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos na bilheteria do Curupira Mãe do Mato, no dia do evento.

Os recursos arrecadados serão destinados aos profissionais indígenas que trabalharão no Festival Multicultural.

SERVIÇO

Evento: Festival Multicultural ‘Vidas Indígenas Importam’
Data: quinta-feira, 21 de abril de 2022
Horário: 17h às 23h
Local: Curupira Mãe do Mato, na Avenida Sete de Setembro, 1710, Centro de Manaus
Ingresso: R$ 15

COMPARTILHE