O Festival Amazonas de Ópera (FAO 2023) terá transmissão gratuita de três óperas pela internet. As exibições ocorrem neste domingo, 7 de maio, e nos dias 24 e 25 do mesmo mês. Saiba como assistir.
O Governo do Amazonas informou que a iniciativa busca levar o Festival de Ópera a todos os lugares do mundo. Com as transmissões, o evento também dá acesso a públicos que não podem acompanhar as apresentações de forma presencial.

COMO ASSISTIR
O público poderá acompanhar a programação pela plataforma de streaming #CulturaEmCasa, no site culturaemcasa.com.br, pelo link.
Confira os dias de exibição:
- 7 de maio – 19h – ‘O Contractador dos Diamantes’
- 24 de maio – 20h – ‘Piedade’
- 25 de maio – 20h – ‘Peter Grimes’
#CULTURAEMCASA
O Cultura Em Casa é uma iniciativa do Governo de São Paulo. A plataforma é o primeiro espaço de streaming cultural gratuito do Brasil.
Criada durante a pandemia, a plataforma se fixou de forma democrática e chega aos seus três anos com mais de 8,2 milhões de visualizações, cerca de 4,8 milhões de usuários de 5,5 mil cidades e mais de 170 países diferentes.
O secretário de cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, celebrou a parceria para a transmissão. “A parceria com a plataforma traz a possibilidade das nossas produções serem vistas por todo o Brasil e até em outros países”, disse.
De acordo com Nina Dutra, gestora da plataforma #CulturaEmCasa e coordenadora de Difusão Digital da Amigos da Arte, um dos objetivos do projeto é romper as barreiras geográficas e abraçar a pluralidade da cultura brasileira.
“Para interligar o Brasil nesse projeto de São Paulo, surgiu o programa Ponte Aérea, parceria com outras secretarias de cultura de estados brasileiros, que apresenta conteúdos incríveis desses outros estados, enriquecendo nosso olhar e nosso catálogo de cultura, rompendo os limites geográficos das produções culturais de São Paulo, e abraçando ainda mais a pluralidade da cultura nacional”, ressaltou.
Segundo a representante da plataforma, transmitir o Festival Amazonas de Ópera já era um interesse antigo.
“O FAO é um dos principais festivais de ópera da América Latina e já despertava nossa atenção desde o início da plataforma. Nós percebemos, desde então, a importância de ter esse marco importante da cultura brasileira disponível no nosso streaming e começamos a trabalhar em estratégias para fazer essa aproximação e agora o Amazonas representa o Norte brasileiro também dentro do nosso streaming, afirmou Nina.
FESTIVAL DE ÓPERA
O 25º Festival Amazonas de Ópera é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com patrocínio master do Bradesco e apoio cultural do Grupo Atem, além da aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.
As produções do evento são feitas na Central Técnica de Produção (CTP) de Manaus.