Manaus, 29 de novembro de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Festival Afro Amazônico de Yemanjá inicia 11ª edição em Manaus; confira a programação

Festival conta com atividades presenciais e online.

Por Sabrina Rocha

A 11ª edição do Festival Afro Amazônico de Yemanjá conta com programação presencial e online, neste fim de ano. As atividades começaram na noite dessa quarta-feira (29/12), com a abertura de um espaço exclusivo para oferendas na Praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Nesta sexta-feira (31/12), véspera de Ano Novo, o festival será transmitido em formato online e vai contar com shows musicais.

A festa religiosa é uma realização da Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé (ATB) e organizado pela Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana (Aratrama).

Programação ocorre na Ponta Negra de Manaus. Foto: Divulgação

Segundo informações do Xɛ́byosɔnɔ̀ Alberto Jorge Silva, fundador e mantenedor da ATB, o festival deste ano foi dividido em dois momentos diferentes. “De 29 a 31 é a demanda espontânea. Os terreiros vão comparecer nos horários, que cada um escolher. Tem aqueles que, tradicionalmente, vão no dia 30, outros no início da noite e aqueles que preferem ir na madrugada ou amanhecer do dia, é muito relativo”, explicou.

“No dia 31, às 9h da noite, nós faremos a live, na própria Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé, com artistas locais dentro de uma pegada de axé, samba e pagode. Bem dentro de um formato de diversidade e inclusão”, finalizou Alberto Jorge.

É preciso seguir protocolos para ter acesso ao espaço montado na Ponta Negra de Manaus. Foto: Divulgação

Programação Praia da Ponta Negra

A programação na Praia da Ponta começou na quarta-feira (29/12), a partir das 18h, e seguirá sem interrupções até 8h da sexta-feira (31/12), véspera de Ano Novo.

De acordo com o Xɛ́byosɔnɔ̀n Alberto Jorge Silva, durante o período do evento, “cada tribo (Terreiro) tem seus ritos, horários, presentes e liturgias específicas”, que poderão ser realizadas no local.

A atividade está amparada pela Resolução 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Lei Federal 12.288/10.

Orientações

As orientações para a programação na Praia da Ponta Negra, são:

  • Permitido: fazer oferendas; tocar tambores; cantar; dançar de acordo com a tradição de cada casa de Axé; tomar banho durante o período das 6h às 17h.
  • É proibido: sacrifício de animais; deixar garrafas e plásticos vazios, após o término dos rituais; ficar dentro do rio após às 17h.

Será obrigatório o uso de máscara no local e apresentação da carteira de vacinação. Também será distribuído álcool em gel.

Espaço foi montado na Ponta Negra de Manaus. Foto: Divulgação

Programação na véspera de Ano Novo

A programação do Festival Afro Amazônico de Yemanjá desta sexta-feira (31/12), véspera de Ano Novo, será transmitida em live. O link será disponibilizado nas redes sociais da Aratrama (@Aratrama2004).

O evento terá início às 21h.

Shows musicais:

21h – Márcia Novo

23h – Malungo Dudu

23h30 – Anne Colares

00h30 – Sissi e Fefa

Xɛ́byosɔnɔ̀ Alberto Jorge Silva e Mãe Janete Lembajinan. Foto: Divulgação

SERVIÇO

Evento: 11ª edição do Festival Afro Amazônico de Yemanjá
Data: 29 a 31 de dezembro de 2021
Local: praia da Ponta Negra de Manaus e online
Entrada: gratuita

COMPARTILHE