Manaus, 3 de julho de 2022

EVENTOS

Foto: Ipaam
Foto: Ipaam Foto: Ipaam

Evento ‘Pesca do Mapará’ ocorre no Careiro da Várzea, no Amazonas

Evento de pesca ocorre entre esta terça (15/3) e o dia 20 de março.

Da redação

A Prefeitura de Careiro da Várzea, no Amazonas, realiza o evento ‘Pesca do Mapará‘, entre esta terça-feira (15/3) e o dia 20 de março. A atividade conta com a parceria de pescadores e será fiscalizado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A Gerência de Controle de Pesca (GECP) do Ipaam estará presente no evento.

Foto: Ipaam

Evento

A partir da meia-noite desta terça, quando termina o período de defeso, começam as atividades de pesca. A pesca do mapará é feita com malhadeira específica para capturar apenas os peixes maiores, evitando, assim, a captura de peixes menores e abaixo do peso.

De acordo com o Ipaam, a programação se tornou tradicional na região do Careiro da Várzea, e marca o início da pesca da espécie marapá. “O Ipaam participa com objetivo de fiscalizar e fazer cumprir a legislação pesqueira”, informou o instituto.

Segundo o gerente de pesca do Ipaam, Gelson Batista, a pesca desses peixes estará liberada, mas é preciso respeitar o tamanho mínimo de captura, para não prejudicar o crescimento das espécies e assim, não ocorrer o crime ambiental.

Confira os tamanhos permitidos: Tamanho: aruanã (50 cm); caparari (80 cm); surubim (80 cm); pacu (15 cm) e tambaqui (55 cm).

COMPARTILHE