Manaus, 5 de julho de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘Ecoando’ realiza exposição de artistas parintinenses, show de toadas e outras atividades culturais em Manaus

Programação também tem sorteios para fãs dos bois de Parintins.

Da redação

O projeto ‘Ecoando’ promoverá uma série de atividades culturais com talentos de Parintins em Manaus, nesta semana. A programação conta com a exposição coletiva ‘Ecoando Arte’, com trabalhos de artistas parintinenses; com um show do grupo Toada de Roda e sorteios para os fãs dos bois Garantido e Caprichoso.

Artistas vão promover a exposição ‘A Arte de Metamorfosear’, em Manaus. Foto: Pedro Coelho/Divulgação

Exposição

A exposição coletiva ‘Ecoando Arte’ vai ser inaugurada na quinta-feira (2/9), e ficará aberta até o sábado (4/8), com visitação gratuita a partir das 9h.

As entradas devem ser agendadas pelo telefone (92) 99183-9139. De acordo com a organização, os protocolos sanitários serão cumpridos durante a visitação. “Entrada no local somente com máscara e o visitante deverá apresentar o documento comprovando que está vacinado”, informou.

Inédita na capital, a mostra ‘Ecoando Arte’ ficará aberta para visitação do público na Casa Luppi, localizada na Rua Ferreira Pena, 139, Centro de Manaus.

A exposição contará com obras de Sorin Sena e equipe Kuarup, que têm trabalhos feitos em metal e material reciclado. O conjunto de esculturas é batizado de ‘A Arte de Metamorfosear’.

A dupla Júnior Fuziel e Glaedson Azevedo vai expor o trabalho ‘Tambores da Terra’. Os quadros, produzidos de óleo sobre tela e inspirados no folclore amazônico, serão apresentados em formato virtual.

A exposição ‘Cenas do Festival Folclórico de Parintins’ está presente na mostra coletiva. Foto: Divulgação

Também inspirada na cultura regional, a exposição ‘Cenas do Festival Folclórico de Parintins’, assinada pelo artista Pedro Evangelista reunirá peças produzidas com a técnica de colagem em E.V.A. Nos quadros, Evangelista representa momentos das apresentações dos bois Garantido e Caprichoso.

A quarta exposição da mostra coletiva é assinada por jovens talentos parintinenses do Coletivo Ártrua, sob a coordenação do artista Miguel Carneiro. Os meninos e meninas apresentam a coleção ‘Estampas Artesanais em Camisas’. Todas as peças com desenhos exclusivos serão apresentadas em um desfile e estarão à venda para o público visitante. Os valores ainda não foram divulgados.

Com a coordenação de Cristóvão Coutinho, a curadoria da exposição é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).

Grupo Toada de Roda. Foto: Divulgação

Show

O show do Toada de Roda está agendado para ocorrer no sábado (4/9), a partir das 17h. O evento também será na Casa Luppi, localizada na Rua Ferreira Pena, 139, Centro de Manaus.

O ‘Toada de Roda’ é um grupo pioneiro na pesquisa e divulgação das toadas históricas dos bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido.

A pesquisa, a necessidade de registrar e difundir a musicalidade da poesia parintinense foi a deixa para a criação do Grupo Toada de Roda. A formação do grupo é muito significativa: os componentes são músicos envolvidos culturalmente com os bois Garantido e Caprichoso. Eles trazem, no DNA, a melodia de Parintins, dos mestres, e seguem na missão de cantar toadas de raiz, com carinho, elegância, galanteio e a delicadeza da saudade de quem respeita a tradição.

Rifa online beneficente

O evento também tem um lado beneficente, com a participação de itens dos bois Garantido e Caprichoso.

Nesse domingo (29/9), uma rifa online começou a rodar e os prêmios serão blusas com estampas exclusivas de itens dos bumbás. A renda vai ser destinada à Casa Vhida, que apoia crianças com HIV, e às equipes de apoio dos artistas participantes.

Os itens que estarão estampados nas blusas são: Isabelle Nogueira (cunhã-poranga) e David Assayag (levantador), do lado do Garantido; e Marcielle Albuquerque (cunhã-poranga) e Edmundo Oram (apresentador), do lado do Caprichoso.

David Assayag também vai levar peças da grife ‘A Voz da Amazônia’, que estarão disponíveis para compra.

Venda de mesas e protocolos de segurança

As vendas online das mesas já estão abertas. Por conta dos protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, o espaço será ocupado só por 100 mesas.

As informações sobre a venda podem ser obtidas pelo telefone (92) 99183-9139.

Na entrada do evento, será exigido documento comprovando que pessoa está vacinada contra o novo coronavírus.

A realização do evento é da Em Movimento (Consultoria, Mentoria e Produção de Eventos), com apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e da TV Encontro das Águas.

O projeto Ecoando tem como objetivos principais divulgar o ritmo amazônico, a toada de boi-bumbá; intensificar o intercâmbio cultural entre os municípios de Parintins e Manaus e entreter o público manauara com eventos de qualidade.

COMPARTILHE