Manaus, 1 de dezembro de 2022

EVENTOS

Foto: Oliveira Jr/Manauscult
Foto: Oliveira Jr/Manauscult Foto: Oliveira Jr/Manauscult

Biblioteca Municipal de Manaus celebra 55 anos com exposição

Exposição, realizada pela Manauscult, tem curadoria de Monik Ventilari.

Com informações da assessoria

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) realiza uma exposição alusiva aos 55 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, situada no Centro de Manaus. A mostra conta com a curadoria da artista plástica Monik Ventilari e ficará em cartaz até o dia 21 de abril.

A exposição faz parte das comemorações de mais de cinco décadas da biblioteca do município. Dentre as atividades promovidas pela Manauscult, no mês de janeiro de 2022, o espaço recebeu uma live comemorativa, com diversas personalidades, entre escritores, poetas e artistas literários que fizeram parte da história do equipamento cultural.

Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista celebra 55 anos. Foto: Oliveira Jr/Manauscult

A biblioteca municipal também contou com a programação da ‘Semana do Quadrinho Nacional de Manaus’, com oficinas e palestras gratuitas.

“A determinação é termos uma programação que trabalhe a difusão cultural nos espaços culturais e turísticos, durante o ano inteiro, de forma ampla e inclusiva. Por tanto, teremos a maior satisfação em receber o público em geral neste espaço que pertence a todos nós”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Visitas à exposição

As visitas à exposição terão duração de até 45 minutos e ocorrerão de segunda a sexta-feira, nos horários de 9h, 10h, 11h, 12h, 13h e 14h. Cada horário de visitação terá até 30 pessoas.

Exposição na biblioteca municipal. Foto: Oliveira Jr/Manauscult

Agendamento

Em virtude da Covid-19, para visitar a exposição, o agendamento prévio deve ser feito pelo e-mail: bibliotecajoaobosco@gmail.com.

Ao solicitar o agendamento, é necessário informar no corpo do e-mail: nome completo do solicitante, número do documento de identificação oficial (RG, CPF ou passaporte), telefone para contato, data e horário desejado para a visita, quantidade de pessoas que farão a visita, cidade e estado de origem dos visitantes e profissão dos visitantes.

O visitante deve chegar à biblioteca 10 minutos antes do horário agendado.

A Biblioteca Municipal fica localizada na Rua Monsenhor Coutinho, 529, Centro de Manaus, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 14h.

Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista. Foto: Valdo Leão/Semcom

Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista

Fundada em 2 de janeiro de 1967, pelo prefeito Paulo Pinto Nery, a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista integra o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A biblioteca recebeu esse nome em homenagem ao professor, escritor, poeta e jornalista João Bosco Pantoja Evangelista, um dos fundadores do Clube da Madrugada e da União Brasileira de Escritores (UBE) do Amazonas.

O espaço cultural possui um acervo de aproximadamente 33 mil títulos, que abrange diversas áreas do conhecimento: livros de temáticas amazônicas, didáticos, acadêmicos, lúdicos, pedagógicos, além de materiais de inclusão em braile, audiolivros e documentos especiais, como obras raras datadas do século XVII.

Prédio da biblioteca

A Biblioteca Municipal funciona dentro de um sobrado, com características eminentemente lusitanas do fim do século XIX e início do século XX, período da Belle Époque, quando Manaus experimentou o apogeu do ciclo da borracha.

O prédio, que passou por restauro, recebeu adaptações de modernidade, como sala de projeção, área de acervo em braile, um café-boxe e itens de acessibilidade, como elevador, piso tátil e banheiros para pessoas com deficiência.

SERVIÇO

Evento: Exposição em comemoração aos 55 anos da Biblioteca Municipal de Manaus
Data: até 21 de abril de 2022
Local: Biblioteca Municipal na Rua Monsenhor Coutinho, 529, Centro de Manaus
Agendamento: pelo e-mail bibliotecajoaobosco@gmail.com

COMPARTILHE