Manaus, 28 de maio de 2024

EVENTOS

Foto: Ezequias Guerra
Foto: Ezequias Guerra Foto: Ezequias Guerra

Beethoven é destaque em concerto em Manaus

Evento tem entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição.

Com informações da assessoria

A obra do compositor alemão Beethoven vai ser destaque em um concerto em Manaus. A apresentação ocorre no sábado, 21 de outubro de 2023, no Teatro Icbeu, Centro, às 20h. O evento tem entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição.

O concerto faz parte do projeto da ‘Série Rio Negro’ e conta com Orquestra Pró Cultura do Amazonas, à frente espetáculo.

Foto: Ezequias Guerra

REPETÓRIO

No repertório, as obras ‘Abertura Leonora e Romance’ e ‘Fidélio’, do compositor alemão Beethoven.

‘Fidélio’ possui três versões e quatro aberturas. Foi a obra mais demorada de Beethoven. Para os críticos, a última versão do compositor é a mais completa.

A Orquestra Pró Cultura do Amazonas vai apresentar justamente a abertura mais famosa de ‘Fidélio’. Além da ‘Abertura Leonora’, Romance 1 e 2 para violino e orquestra também estão no repertório.

A execução é do solista, o violinista Giovanny Conte, spalla da orquestra. A obra é uma das primeiras composições famosas de Beethoven.

Já a ‘Sinfonia n. 3 Escocesa’, do compositor Mendelssohn, finaliza a noite.

O Teatro Icbeu abre as portas do espaço cultural para receber o espetáculo. O local tem capacidade para 400 pessoas, e conta com acessibilidade.

PRÓ CULTURA DO AMAZONAS

A Orquestra Pró Cultura do Amazonas esteve à frente da execução do primeiro espetáculo. Atualmente, o grupo possui uma configuração com 50 componentes.

A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados.

TRANSMISSÃO

A ‘Série Rio Negro’ tem transmissão ao vivo pelo Sistema Encontro das Águas, TV aberta 2.1, NET 513, e também pelo Facebook e YouTube.

“Nós temos o maior prazer de levar essa cobertura para todos os municípios que possuem o nosso sinal, 38 municípios, além da nossa capital Manaus, com matérias nacionais para a TV Brasil e também ficar como registro histórico dentro do acervo cultural da TV Encontro das Águas”, relatou a diretora de produção, Elis Marinheiro.

SÉRIE RIO NEGRO

O programa é composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense. A abertura ocorreu na véspera da independência do Brasil, dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas.

Os próximos dois concertos estão marcados no novo Teatro ICBEU, nos dias 21 de outubro e 18 de novembro, às 20h. O encerramento da primeira temporada da Série Rio Negro no Teatro Amazonas, está marcado para o dia 28 de dezembro, com o concerto de fim de ano.

O projeto ‘Série Rio Negro’ é realizado por meio da ‘Lei de Incentivo à Cultura’, Ministério da Cultura, com o patrocínio master da Atem Distribuidora.

SERVIÇO

Evento: ‘Série Rio Negro Concertos Sinfônicos’ em Manaus
Data: 21 de outubro de 2023
Local: Teatro Icbeu, na Avenida Joaquim Nabuco, 1286, Centro de Manaus.
Hora: Às 20h
Entrada: gratuita, mas é necessário realizar inscrição no site sympla.com.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!