Manaus, 6 de julho de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Allan Rodrigues lança livro ‘Boi-Bumbá: Evolução’, em Manaus

Lançamento ocorre nesta quarta (15/12), no Casarão de Ideias.

Por Sabrina Rocha

O livro-reportagem ‘Boi-Bumbá: Evolução‘, de Allan Rodrigues, será lançado nesta quarta-feira (15/12), em Manaus. A segunda edição da obra, que está atualizada e foi ampliada com novas narrativas, já está à venda nas plataformas digitais.

O lançamento ocorrerá às 19h, no Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, 279, Centro da capital amazonense.

Ao Portal Edilene Mafra, o autor destacou que a obra busca desvendar as transformações que tornaram o Festival de Parintins um grandioso espetáculo.

“Para explicar, como o espetáculo se transforma, é preciso compreender os personagens, os protagonistas dessa história. É preciso conhecer o contexto onde ele ocorre, ou seja, a cidade Parintins, o contexto sociocultural, os astros da festa, Garantido e Caprichoso, as toadas. E também compreender como um boi de rua se torna um espetáculo”, explicou Allan Rodrigues.

Durante a produção, o material contou com entrevistas com os personagens da história do Festival, tanto do lado do Caprichoso, quanto do Garantido.

“Podemos citar Paulinho Faria, Odinéia Andrade, Simão Assayag, Fred Góes, Rogério de Jesus e várias outras pessoas, que atuaram e atuam no Festival. Acho que foram quase 40 entrevistados para compor a obra”, listou o autor.

Capa do livro e autor Allan Rodrigues. Foto: Divulgação

Sinopse do livro

‘Boi-Bumbá: Evolução’ é, em sua essência, um convite para uma viagem pela Amazônia e pela cultura dos seus povos. O livro-reportagem aborda uma manifestação da cultura popular que carrega consigo a história, as tradições, as lutas e os anseios dos povos da floresta.

‘Que cidade mágica é essa que sedia o evento? Como ele surgiu e se desenvolveu? Quem são seus protagonistas? Qual o segredo para despertar tantas paixões?’ Segundo Allan Rodrigues, essas são perguntas que o livro ‘Boi-Bumbá: Evolução’ busca responder desde a sua primeira edição, em 2006.

“O Festival de Parintins é um fenômeno complexo e multifacetado, como veremos. Compreender todas as suas nuances seria tarefa difícil para dar conta em apenas uma obra. No entanto, assumimos o desafio de contar sua história e como esta festa se transformou ao longo dos anos até se tornar o espetáculo de luzes, cores, movimentos e, principalmente, emoções que ocorre todos os anos na arena do Bumbódromo”, destacou o autor.

Nova edição

Conforme Rodrigues, a nova edição do ‘Boi-Bumbá: Evolução’ traz uma proposta transmídia, ou seja, a possibilidade do leitor aprofundar a experiência em outras plataformas digitais.

“Ao logo do texto, foram inseridos QR Codes (na versão impressa) e hiperlinks (na versão e-book) que permitem ao leitor assistir a um vídeo com o acontecimento narrado, uma entrevista mais aprofundada com um personagem e acessar sites com informações complementares ao que está no livro”, explicou.

Na edição, foram acrescentados os acontecimentos dos últimos 15 anos, que tiveram impacto sobre o formato atual do Festival. Assim, a obra traz novas histórias, fatos e personagens.

Allan contou, ainda, que todas as fotos do livro, incluindo a do caderno iconográfico (com fotos em cores do evento folclórico) são novas e mostram momentos e personagens marcantes dos últimos anos do Festival de Parintins.

A primeira edição do livro foi lançada em 2006, e ambas as obras levaram, aproximadamente, dois anos de produção.

Vendas

Versão E-book

A venda do livro em formato online está sendo realizada pela Amazon, no link: https://amzn.to/3jlJWYL.

Versão impressa

Já a obra em versão impressa está sendo vendida na Loja Um Livro, no link: https://bit.ly/3osXDYZ.

Sobre o autor

Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues é natural do município de Coari, no Amazonas. É jornalista, escritor e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Também é mestre e doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Como repórter, cobriu durante dez anos o Festival Folclórico de Parintins pelos veículos Jornal Diário do Amazonas, Jornal Correio Amazonense, TV A Crítica, Rádio Vox FM. Atuou também como comentarista nas transmissões do Festival em rede regional pelas TV´s Bandeirantes e A Crítica nos anos de 2006, 2009, 2018 e 2019.

O professor é membro permanente do programa de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Ufam. Allan pesquisa de 2003 os fenômenos decorrentes das relações entre a comunicação e a cultura na Amazônia.

Também lidera Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano) e coordena os projetos ‘Amazônia de Perfil’, ‘Portal da Ciência’ e o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo na e sobre a Amazônia (LABJAM). É autor de outros livros: ‘Comunicação e Meio Ambiente na Amazônia’ (2013) e ‘Jornalismo e Meio Ambiente na Amazônia’ (2017).

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro ‘Boi-Bumbá: Evolução’, de Allan Rodrigues
Data: nesta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Horário: 19h
Local: Casarão de Ideias, situado na Rua Barroso, 279, Centro de Manaus

COMPARTILHE