Manaus, 28 de novembro de 2022

EVENTOS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Alessandra Lirah promove live-oficina sobre ‘Teatro de Sombras’ em Manaus

Transmissão da live ocorre no domingo (13/2), a partir das 16h.

Da redação

A atriz e professora Alessandra Lirah vai promover uma live-oficina com o tema ‘Técnicas para Produção Solo de Teatro de Sombras‘, no domingo (13/2). A oficina será seguida de uma roda de conversa sobre ‘A produção cultural de teatro de sombras na cidade de Manaus’ com a participação da professora Emille Nóbrega.

A transmissão da live vai ter início às 16h e será realizada pelo Instagram de Alessandra (@alelirah).

De acordo com informações da professora, a oficina de Teatro de Sombras é uma vertente do Teatro de Formas Animadas, tendo como base o teatro de anime, suas técnicas e manipulações.

Na oficina, os alunos poderão compreender mais sobre o Teatro de Sombras na educação como prática interdisciplinar.

O curso é direcionado a atores, performers ou estudiosos de um modo geral.

A live oficina foi um projeto contemplado com Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e tem o apoio da Espatódea Trupe.

Atriz e professora Atriz Alessandra Lirah. Foto: Divulgação

Teatro de Sombras

O Teatro de Sombras é uma manifestação muito difundida na sociedade chinesa, considerada uma arte popular antiga. Durante a dinastia Song (960-1276), foram encontrados os primeiros registros de forma escrita das apresentações do Teatro de Sombras, também conhecido como jogo de luzes ou guerra de sombras e isso remonta há mais de mil anos.

Oficina

Segundo Alessandra Lirah, a proposta da oficina vai de encontro às necessidades dos profissionais/pesquisadores e/ou apreciadores do Teatro de formas animadas, que procuram abranger em sua formação um leque de habilidades dentro da área.

O objetivo é proporcionar aos participantes, as vivências mais comuns consideradas relevantes para quem pretende praticar essa linguagem.

Alessandra Lirah

Alessandra Lirah é professora de Artes e atriz da companhia Espatódea Trupe. É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Rio Branco (PPGAC-UFAC).

A artista possui especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Escola Normal Superior e é graduada em Licenciatura em Teatro também pela UEA.

Atua nos seguintes eixos: Teoria e Prática da cena – Solo Performance; e Solos e Teatro de Animação – Sombras. Já realizou pesquisa sobre o Teatro na educação em palestras, eventos, feiras culturais e Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes e atuou no Grupo de Estudos e Investigações sobre Bufão Feminino em 2018.

É também professora do curso de Direção Teatral da Escola de Artes ‘Artecena’.

SERVIÇO

Evento: Live oficina sobre ‘Técnicas para Produção solo de Teatro de Sombras’ com a professora Alessandra Lirah
Data: domingo, 13 de fevereiro de 2022
Horário: 16h
Transmissão: pelo Instagram da professora (@alelirah)

COMPARTILHE