Manaus, 16 de agosto de 2022

TUDOPod

Foto: Eliena Monteiro
Foto: Eliena Monteiro Foto: Eliena Monteiro

Ouça a Coluna de Cultura da Rádio Difusora – 10 de julho de 2022

O "Arraial de Glomam" e a agenda cultural estão entre os destaques.

Da Redação

Neste domingo (10/7), a Coluna de Cultura da jornalista Edilene Mafra, na Rádio Difusora do Amazonas, destaca a derrubada dos vetos a leis de incentivo à cultura, a crise no Boi Garantido e o “Arraial de Glomam”. Na agenda cultural, estão feiras, festivais folclóricos e arraial.

OUÇA O PODCAST:

A Coluna de Cultura é assinada pela jornalista Edilene Mafra. Foto: Eliena Monteiro

LEIS DE INCENTIVO À CULTURA 

A Coluna de Cultura lembra que a semana passada foi de celebração para a cultura no país. É que o Congresso Nacional derrubou os vetos presidenciais às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, na última terça-feira, 5 de julho. Os dois projetos preveem liberação de recursos para o setor cultural, uma das áreas mais atingidas pela pandemia da Covid-19.

CRISE BOI GARANTIDO 

Outro destaque desta edição foi a crise institucional que o Boi Garantido enfrenta desde as apresentações no Festival de Parintins 2022. 

Na última sexta-feira (8/7), um incêndio no galpão da Cidade Garantido, em Parintins, foi mais um capítulo do problema. O incêndio foi provocado por trabalhadores que cobram por pagamentos atrasados.

Uma Assembleia Geral Extraordinária com a presença de sócios do Boi Garantido está prevista para acontecer neste domingo (10), a partir das 9h, na Cidade Garantido, em Parintins. 

O anfitrião do “Arraial da Glomam”, Bosquinho Poeta, e o Grão-Mestre da instituição, Marcelo Barbosa Peixoto. Foto: Eliena Monteiro 

ARRAIAL DA GLOMAM 

Um assunto que agitou a semana foi o “Arraial da Glomam”. O evento reuniu o público do Sesi Clube do Trabalhador, Zona Leste de Manaus, na sexta-feira (8/7). Teve apresentação de boi-bumbá, com as presenças dos bois Caprichoso e Garantido. A festa contou, ainda, com barracas de comidas típicas e espaço recreativo para as crianças. 

Anfitrião do evento, o secretário de Esporte e Eventos da Loja Maçônica (Glomam), Bosquinho Poeta, recepcionou os convidados.

O Grão-Mestre da Glomam, Marcelo Barbosa Peixoto, celebrou o retorno do evento após dois anos. 

SHOW DO CANTOR DIOGO NOGUEIRA 

A Coluna também deu destaque ao show do cantor Diogo Nogueira, realizado na noite de sábado (9/7), no Studio 5, em Manaus. A apresentação em Manaus contou com pré-show do ‘Pagode dos Amigos’ com participação especial de Jouber, do grupo Ases do Pagode.

O show foi realizado pela produtora Apalu Eventos, empresa de entretenimento que também vai trazer o cantor Guilherme Arantes para uma apresentação em Manaus, no dia 12 de agosto. 

AGENDA CULTURAL DESTE DOMINGO

Na agenda cultura deste domingo, os destaques foram para as duas feiras que agitam Manaus: a Feira da FAS, que ocorre das 8h às 19h, e a Feira do Paço, que é realizada das 16h às 22h. As duas feiras oferecem música e gastronomia regional. 

Outro evento que reúne música e gastronomia neste domingo é o ‘Arraial Chefs de Ponta’, que ocorre no estacionamento do Shopping Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, a partir das 17h.

No interior do estado, Manacapuru promove o Festival Folclórico da cidade até este domingo. O evento é realizado no galpão da Ciranda Flor Matizada, a partir das 19h, com apresentações de grupos folclóricos. 

Em Manaus, a Categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas começa neste domingo. O evento seguirá até o dia 23 de julho, no Centro Cultural Povos da Amazônia, antiga Bola da Suframa.

COLUNA DE CULTURA

Apresentada pela jornalista e radialista Edilene Mafra, a Coluna de Cultura vai ao ar aos domingos, no Jornal da Manhã, da Rádio Difusora FM (96,9). Dicas e sugestões de pautas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (92) 98528-8024.

COMPARTILHE