A cantora amazonense Karen Francis e a artista BIAB se unem no ritmo do afrobeats na nova música ‘BPM’. O lançamento da nova canção está disponível das plataformas de streaming, e chega acompanhada de um videoclipe.
Em ‘BPM’, Karen e BIAB jogam com o próprio título da música (a sigla para ‘batimentos por minuto’) e usam a cadência dançante do afrobeats, com pitadas de funk carioca, para cantar sobre a chegada de um novo amor avassalador.
O single é uma composição assinada pelas duas artistas e conta com produção de Gu$T.
“Essa música surgiu de um exercício que eu comecei a fazer lá atrás, ainda em 2022. Eu queria escrever sem julgamentos e sem me cobrar tanto, e foi uma escrita muito leve, fluida. Então, é uma música que surgiu de forma muito prazerosa”, contou Karen.
Para a cantora BIAB, a parceria fluiu naturalmente, e representa também um intercâmbio entre Belém (PA), onde Karen hoje reside, e o Rio de Janeiro (RJ).
“A gente já começou a trocar muito assim que nos conhecemos, e quando ela me mandou essa música eu me apaixonei fácil e falei que queria com certeza colaborar. Eu tenho me conectado muito com o afrobeats, e acho que essa vibe encaixou e foi uma coisa linda”, disse BIAB.
CLIPE
A faixa conta ainda com um videoclipe gravado na Casa Namata, espaço cultural de Belém. O audiovisual explora uma festa colorida e vibrante, comandada por Karen e BIAB, em que um casal se encanta na batida da música.
“Ainda que a letra não descreva isso explicitamente, é uma música também sobre o nosso contexto de pessoas negras que não estão dentro de uma heteronormatividade, vivendo um romance intenso, tanto com as partes boas quanto ruins. É uma festa preta e linda”, completa Karen.
O clipe tem direção geral e criativa assinada pela artista Anna Suav e direção de fotografia de Mariana Almeida.
A produção é fruto da iniciativa Black Voices Music, do Youtube, em que Karen foi selecionada como um dos talentos de 2023.
KAREN FRANCIS
Karen Francis é uma voz potente do afrobeats e R&B contemporâneos produzidos no Norte do Brasil, que une sua lírica sensível à musicalidade carregada de sonoridades africanas e influências de rap e MPB.
Natural de Maués, no interior do Amazonas, e criada em Manaus, ela reflete em sua obra tanto a música brasileira quanto as raízes da música negra africana, herança de sua mãe moçambicana.
Em 2023, a cantora e compositora lançou seu disco de estreia, ‘Anos Luz’, encabeçado por singles como ‘Expectativa’, ‘Confissão’, ‘Cardume’ e ‘Se Você Ficar’, e destacado em listas de melhores álbuns do ano em veículos como Música Instantânea e PopMatters.
Ela também conta com o EP ‘Acontecer’ (2018), e sua releitura, ‘Acontecer – Ao Vivo’ (2021), no repertório. Seu lançamento mais recente foi o single “Pode Confiar”, em julho de 2024, com Anna Suav, como parte do curta-metragem “Solstício”, dirigido pelo duo Couple of Things.
Além disso, a artista já foi destaque na programação de festivais como o Primavera Sound Brasil (2022), o Rio2C (2023) e o AFROPUNK Bahia (2023). Em 2023, ela também foi anunciada como uma das selecionadas da turma 2023 do Black Voices Music/Fundo Vozes Negras, uma iniciativa do YouTube.
BIAB
BIAB é uma artista preta da zona norte carioca, que traz consigo influências de voz e violão, mas também aposta na combinação de estilos: R&B e afrobeats compõem a base de suas canções.
Em 2021, lançou seu EP ‘LADO B’, com oito faixas autorais, e que hoje soma mais de 2 milhões de streams no Spotify. Já em 2022, a artista se apresentou no projeto internacional COLORSESTUDIOS, com a faixa ‘Pedra do Sal’, que também ganhou uma versão de estúdio no EP de quatro faixas lançado no mesmo ano, chamado ‘Lapa’.
Após apresentação no festival NOS Alive, em Portugal, a convite do produtor português Branko, em julho de 2023, BIAB prepara seu novo álbum para o segundo semestre de 2024.