Manaus, 2 de dezembro de 2022

Literatura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Isaac Maciel é homenageado com Medalha do Mérito Legislativo do AM

Por 25 anos, ele comandou a Livraria Valer, em Manaus.

Da redação

O editor de livros Isaac Correia Maciel recebeu medalha da Ordem do Mérito Legislativo de 2020, nesta quinta-feira (10/12). Por 25 anos, ele comandou a Livraria Valer, em Manaus.

A solenidade de entrega da comenda ocorreu no plenário Ruy Araújo, de modo híbrido, por conta da pandemia de Covid-19. A medalha é concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em reconhecimento a homens e mulheres que se destacam na sociedade por trabalhos que engrandecem o Estado.

Isaac Maciel foi escolhido pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB). “É uma grande honra homenagear alguém que dedica a sua vida à produção de livros, à disseminação da cultura, da ciência e do conhecimento universal”, destacou a deputada, que preside a Comissão de Educação da Aleam.

Por 25 anos, Isaac Maciel comandou a Livraria Valer, em Manaus. Foto: Reprodução/Editora Valer

Trajetória

Isaac Maciel nasceu em Pernambuco. Há 32 anos, mora em Manaus, onde fundou a Livraria Valer, que fechou as portas no dia 9 de novembro de 2015. Atualmente, Isaac, que é jornalista de formação, se dedica à Editora Valer.

Ao longo das últimas décadas à frente da Valer, Isaac Maciel se dedica à edição de livros, muitos deles escritos por autores amazonenses. Parte dessas publicações contribui para o conhecimento sobre a região amazônica.

São centenas de obras editadas de nossos autores, poetas e prosadores, mas também de cronistas, ensaístas, historiadores, filósofos, cientistas e demais áreas das letras, das artes e do conhecimento em geral.

Entre os projetos culturais empreendidos por Isaac Maciel está o Festival Literário da Floresta (Flifloresta), além de dezenas de seminários e formações continuadas para professores do ensino básico.

Isaac Maciel é homenageado com Medalha do Mérito Legislativo do Amazonas. Fotos: Divulgação

Comenda

A Ordem do Mérito Legislativo foi criada por Resolução Legislativa nº 319, de 14 de agosto de 2002, consubstanciada no Projeto de Resolução Legislativa nº 16, de 1º de agosto de 2002.

É concedida a chefes de Estado e de Governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores, desportistas e outras personalidades, pelos respectivos e relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.

COMPARTILHE