Manaus, 5 de julho de 2022

Literatura

Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube
Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube

‘Ano Thiago de Mello’ vai celebrar 95 anos do poeta amazonense com homenagens

Homenagens vão contar com eventos, como lançamento de livros.

Da redação

O poeta amazonense Thiago de Mello será homenageado em 2021, ano em que completa 95 anos de idade. A programação do ‘Ano Thiago de Mello’ deve contar com eventos, como exposições de obras do poeta, recitação de poesias e lançamento de livros.

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (11/2), no Museu Cidade de Manaus, começou a definir as ações que serão executadas. A escritora Pollyanna Furtado Lima, mulher do poeta, esteve presente no encontro. “Acredito que no momento em que vivemos de dor e tristeza [por conta da pandemia], a poesia de Thiago deve servir de ânimo e esperança”, disse.

Segundo a Prefeitura de Manaus, as homenagens serão conduzidas pelo Município e pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Estamos acertando aqui um dos atos mais importantes para a cultura de nossa terra, pela importância do homenageado e a sua obra, para a nossa gente e o povo brasileiro”, destacou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira.

‘Ano Thiago de Mello’ vai celebrar 95 anos do poeta amazonense em 2021. Foto: Grupo Editorial Global/Reprodução/YouTube

Um grupo foi formado para organizar a homenagem. Além de Oliveira, participam o titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Emerson Quaresma; o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles; e o vereador Marcelo Serafim, que será o autor do Projeto de Lei (PL) da homenagem na CMM.

“Uma homenagem justa e necessária que a gente faz em vida ao maior poeta que o Amazonas já teve, e um dos maiores nomes da poesia no Brasil. Não é o Thiago que tem que se sentir honrado com a homenagem, e, sim, a Câmara que se sente honrada em homenagear Thiago de Mello nesse momento”, afirmou Marcelo.

Grupo de trabalho está organizando homenagem. Foto: Cristóvão Nonato/Concultura

Ato oficial

Emerson Quaresma lembrou que a obra de Thiago de Mello está presente na vida acadêmica de várias gerações e precisa ter continuidade na formação das novas. “Nosso grupo de trabalho será formalizado para tornar oficial a homenagem pelo poder municipal”, disse o secretário de Comunicação.

Conforme Tenório Telles, idealizador da homenagem, desde a Grécia antiga, os poetas sempre foram celebrados. “Um dos homens que mais divulgou, não só no Brasil, mas no mundo, o nome de Manaus e do Amazonas”, disse o presidente do Concultura.

Reunião foi realizada nesta quinta. Foto: Cristóvão Nonato/Concultura

Thiago de Mello

Thiago de Mello, nasceu em Barreirinha, no Amazonas, completa 95 anos de idade no dia 30 de março de 2021. Ele conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país.

É autor de livros reconhecidos mundialmente, como ‘Faz escuro, mas eu canto’, ‘Silêncio e palavra’, ‘Manaus, amor e memória’, entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty, como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

Durante o regime militar e o exílio político de intelectuais, artistas e lideranças políticas, Thiago de Mello acolheu-os na Embaixada do Brasil no Chile, ajudando-os a conseguir trabalho e a regularizar a situação de alguns exilados políticos, entre eles José Serra, Juca de Oliveira, Almino Affonso.

Foto: Reprodução/Facebook

Também foi um dos discípulos do grande romancista José Lins do Rego, amigo pessoal de Manuel Bandeira e Tom Jobim.

COMPARTILHE