O Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira (2). Feita à base de lúpulo e cevada, ela é dona de um mercado que movimentou US$ 750 bilhões em 2023. Saiba curiosidades desta bebida tão apreciada pelos brasileiros.
LEIA MAIS
- ‘Amazonas Beer Festival 2024’ reúne shows e opções de cervejas artesanais em Manaus
- De Henrique & Juliano a Humberto Gessinger: veja opções de shows para agosto de 2024, no AM
DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA
O Dia Internacional da Cerveja, ou International Beer Day, é celebrado toda primeira sexta-feira de agosto, desde 2007. A data começou a ser festejada em Santa Cruz, na Califórnia, pelo norte-americano Jesse Avshalomov, um apaixonado pela bebida.
A cerveja é feita a partir de dois principais ingredientes: lúpulo ecevada. É o lúpulo que confere amargor, aroma e estabilidade à esta bebida.
SAIBA 5 CURIOSIDADES SOBRE A CERVEJA
1. Cerveja mais antiga do mundo foi encontrada em uma tumba na China, datando de aproximadamente 5.000 a.C, segundo uma reportagem publicada na Smithsonian Magazine.
2. O maior evento cervejeiro do mundo é o Oktoberfest em Munique, na Alemanha. Este festival de cerveja tem um consumo de mais de 7 milhões de litros de cerveja a cada ano.
3. O País com mais marcas de cerveja são os EUA, que somam mais de 8 mil cervejarias registradas, segundo a Brewers Association.
4. O maior consumo total de cerveja é da República Tcheca, que lidera o mundo no consumo de cerveja per capita, com cerca de 142,4 litros por pessoa por ano. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor. Por ano, consome cerca de 62 litros de cerveja.
5. A primeira cervejaria no Brasil foi a Bohemia, fundada em 1853 em Petrópolis (RJ). Ela é uma das marcas mais antigas e ainda em atividade no país.
Para quem deseja apreciar o melhor da produção nacional, o Festival Brasileiro da Cerveja é realizado anualmente em Blumenau (SC), e é um dos maiores eventos de cerveja da América Latina.
CERVEJA EM NÚMEROS (2023)
- O valor do mercado global de cerveja foi estimado em US$ 750 bilhões (dólares)
- A produção global de lúpulo foi da ordem de 125 mil toneladas
- A cevada, um dos principais ingredientes da cerveja, teve a produção de 150 milhões de toneladas
Os países que se destacam na produção de lúpulo são: EUA, Alemanha, República Tcheca, China, Polônia, Eslovênia e Austrália. E as grandes plantações do cereal estão na Rússia, União Europeia, Canadá, Austrália e Ucrânia.
Nota do Editor: este texto conta com informações do forbes.com.br.