Manaus, 13 de julho de 2024

EVENTOS

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura
Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura

Ópera ‘Anna Bolena’ estreia no Teatro Amazonas neste domingo

Obra faz parte da programação Festival Amazonas de Ópera 2023.

Com informações da assessoria

A ópera ‘Anna Bolena’, de Gaetano Donizetti, estreia neste domingo, 30 de abril de 2023, às 19h, no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. A tragédia lírica faz parte da programação do Festival Amazonas de Ópera (FAO 2023). Os ingressos estão à venda.

Ópera 'Anna Bolena' estreia no Teatro Amazonas neste domingo, 30 de abril de 2023. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura
Ópera ‘Anna Bolena’ estreia no Teatro Amazonas neste domingo, 30 de abril de 2023. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura

A narrativa dramática tem duração de três horas e vinte minutos, e conta com o protagonismo da soprano Tatiana Carlos, um dos grandes nomes da cena lírica nacional.

A direção musical da ópera é assinada pelo maestro Marcelo de Jesus e terá participação da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas ou no link:

https://shopingressos.com.br/comprar/1211/30_04_ANNA_BOLENA

Maestro Marcelo de Jesus assina a direção musical da ópera. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura
Maestro Marcelo de Jesus assina a direção musical da ópera. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura

ÓPERA “ANNA BOLENA”

Baseada no livro italiano de Felice Romani, a ópera “Anna Bolena” narra a vida da segunda esposa do rei da Inglaterra, Henrique VIII. A ópera estreou em Milão, em 1830, sendo o primeiro grande sucesso de Donizetti, de um ciclo que comporta três óperas dedicadas às rainhas inglesas do século XVI.

Já no Brasil, a ópera só foi encenada em 1844, e ainda assim com uma produção italiana. Segundo o maestro Marcelo de Jesus, a primeira montagem brasileira da obra faz uma homenagem à soprano Maria Callas, intérprete responsável pelo ressurgimento de ‘Anna Bolena’ no século XX.

“Neste ano, que comemoramos o centenário de Maria Callas, o Festival Amazonas de Ópera realiza a primeira montagem brasileira da obra, sem nenhum corte musical, e com referências diretas a Maria Callas”, disse o maestro.

Festival Amazonas de Ópera realiza a primeira montagem brasileira da obra. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura
Festival Amazonas de Ópera realiza a primeira montagem brasileira da obra. Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura

25º FAO e títulos

A temporada de óperas de 2023, iniciou no dia 21 de abril e se estende até 28 de maio. Principal palco das apresentações, o Teatro Amazonas recebe, nesta 25ª edição do FAO, quatro grandes títulos:

  • “O Contractador dos Diamantes”, de Francisco Mignone;
  • “Anna Bolena”, de Gaetano Donizetti;
  • “Piedade”, de João Guilherme Ripper,
  • e a remontagem de “Peter Grimes”, de Benjamin Britten.

O festival traz, ainda, uma programação gratuita, com recitais, concertos, musicais e montagens de ópera para o público infantil.

O 25º Festival Amazonas de Ópera é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com aprovação na Lei de Incentivo à Cultura.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!