O Balé Folclórico do Amazonas (BFA) apresenta o espetáculo ‘Dança do Sol’, nesta quinta-feira, 8 de junho de 2023, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. A entrada é gratuita.
Com produção do Casarão de Ideias, o espetáculo ‘Dança do Sol’ faz parte do projeto ‘Folcloreando Pelo Norte’. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022, e inclui uma turnê por diversas cidades brasileiras.
LEIA TAMBÉM:
- Espetáculo ‘Cabaré Chinelo’ tem novas sessões no Teatro Gebes Medeiros em Manaus
- Espetáculo ‘Dois Irmãos’ confirma segunda temporada para agosto em Manaus
TURNÊ
De acordo com a assistente de direção do BFA, Magda Carvalho, a turnê iniciou em maio de 2023 e já passou por Rondônia, Tocantins, Maranhão e Acre.
Ainda de acordo com Magda, nesta quinta-feira, no Teatro Amazonas, será possível ver a apresentação com o elenco completo, composto pelos 23 bailarinos da companhia, além de toda a equipe técnica. Nas apresentações fora de Manaus, o elenco conta com sete bailarinos.
Magda adianta que, no dia 8 de agosto de 2023, o Balé Folclórico do Amazonas fará uma apresentação no Balneário do Sesc, Zona Centro-Oeste de Manaus. Em seguida entra em turnê novamente passando pelos Estados de Roraima, Amapá, Piauí e, por fim, Mato Grosso.
ESPETÁCULO ‘DANÇA DO SOL’
O espetáculo trata de uma dança sagrada, uma invocação ao Sol para realização do ritual da puberdade, onde jovens são apresentados à quatro malocas. Após o rito, eles são considerados aptos ao casamento e já podem ser entendidos como guerreiros. Esse rito de passagem está entrelaçado ao mito arara.
A montagem, que estreou em 2017, é coreografada pela bailarina e diretora da companhia, Conceição Souza, e pelo bailarino Flávio Soares.
“E para esta quinta-feira, o público pode esperar um trabalho incrível, cheio da nossa cultura, das nossas raízes”, finalizou Magda Carvalho.
BALÉ FOLCLÓRICO DO AMAZONAS
O Balé Folclórico do Amazonas foi criado em 2001, com o objetivo de resgatar e divulgar as danças folclóricas regionais. Desde sua criação, a companhia apresenta espetáculos retratando as danças regionais do Estado com um olhar contemporâneo.