No Dia do Quadrinho Nacional, comemorado nesta segunda-feira, 30 de janeiro de 2023, a Biblioteca Pública do Amazonas, no Centro de Manaus, recebe uma programação especial, que faz parte 5ª edição da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus. O evento tem entrada gratuita.
Artistas locais e de outros estados vão ministrar palestras e promover um bate papo sobre o mercado editorial que ganha cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional.
A semana que celebra o quadrinho em Manaus, como uma linguagem e expressão artística, tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Nesta edição, o evento se destaca com o lançamento do ‘Prêmio Joaquim Melo’, em homenagem ao saudoso proprietário da Banca do Largo, local onde iniciou o projeto, em 2019.
O prêmio será representado por uma edição especial com as melhores histórias dos participantes, posteriormente publicada na plataforma de quadrinhos digitais Social Comics.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA
As atividades iniciam às 14h com a palestra ‘Quem são os quadrinistas do Amazonas’, ministrada pelos coordenadores do projeto de pesquisa do Programa Ciência da Escola (PCE).
No mesmo dia, às 15h, a programação contempla um bate papo com artistas e editores amazonenses e do mercado nacional, entre o quais, a colombiana Sindy Elefante; a editora amazonense, Sâmela Hidalgo; o editor da Zapata Edições de São Paulo, Daniel Esteves; o editor da Guará do Rio de Janeiro, Rapha Pinheiro e com o produtor cultural e roteirista amazonense Evaldo Vasconcelos.
Além de incentivar a leitura e a formação de novos quadrinistas, o projeto recebe, pela primeira vez, editores de outros estados, com o intuito de promover a troca de experiências, conhecimentos e divulgar os trabalhos de artistas locais.
A programação completa da Semana do Quadrinho Nacional Manaus está disponível no Instagram @semanadoquadrinho.mao.