Manaus, 28 de março de 2023

Turismo

Foto: Michael Dantas/SEC-AM
Foto: Michael Dantas/SEC-AM Foto: Michael Dantas/SEC-AM

Teatro Amazonas é o monumento mais bonito do Brasil, diz pesquisa

Pesquisa internacional analisou pontos históricos de todo o país.

Com informações da assessoria

O Teatro Amazonas é o monumento mais bonito do Brasil. É o que apontou a pesquisa online internacional site Angi. Símbolo arquitetônico de Manaus, o espaço cultural recebe visitas turísticas de terça-feira a domingo.

Manaus começou o ano com o turismo em alta, já que a capital também ocupa a lista dos 52 destinos turísticos de 2023, elaborada pelo jornal norte-americano New York Times.

Teatro Amazonas é o monumento mais bonito do Brasil, diz pesquisa internacional. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

A pesquisa que deu ao Teatro Amazonas o título de mais bonito do país foi provocada pelo site português Angi. A plataforma analisou 132 países, entre eles o Brasil.

Foram analisadas opiniões sobre edifícios, igrejas, catedrais, pontos históricos de todo o país.

A partir de informações, opiniões e conteúdos relacionados ao turismo, o majestoso teatro no coração da Amazônia foi associado mais vezes à palavra ‘bonito’, nos comentários online, site de viagens TripAdvisor.

Lateral do Teatro Amazonas. Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

O Teatro Amazonas integra o conjunto de espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

“O Teatro Amazonas é fruto do ciclo da borracha, um marco arquitetônico que movimenta a cultura do nosso estado, há 126 anos. Tombado como patrimônio histórico nacional, o teatro reserva uma beleza que se destaca dos demais, pois preserva parte da arquitetura e decoração original”, ressalta o secretário da pasta, Marco Apolo Muniz.

Além da beleza arquitetônica, o Teatro Amazonas reúne critérios de ordem técnica e estrutural, indispensáveis para realização de grandes eventos como o Festival Amazonas de Ópera, Festival de Jazz, Dança e Teatro, segundo a Secretaria de Cultura.

“O palco do Teatro Amazonas já recebeu grandes nomes da classe artística local, de projeção nacional e internacional. Certamente é um dos espaços culturais mais disputados em todo Brasil, pela grandiosidade que o monumento apresenta, pela sua beleza arquitetônica e por oferecer condições para os mais variados formatos de eventos”, destacou Apolo.

Teatro Amazonas por dentro. Foto: Michael Dantas-SEC-AM

A diretora do Teatro Amazonas, Sigrid Cetraro, acredita que o resultado da pesquisa vai resultar no aumento da procura de visitantes pelo espaço. “Agora, além de destaque entre os mais bonitos do mundo, é popularmente eleito o mais bonito do Brasil por uma pesquisa internacional”, disse.

VISITAS TURÍSTICAS

O Teatro Amazonas abre para visitas turísticas de terça-feira a domingo. De terça-feira a sábado, funciona das 9h às 17h e, aos domingos, das 9h às 13h. A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Amazonenses não pagam, mediante comprovação da naturalidade.

Não é preciso fazer agendamento para visitar o monumento.

Teatro Amazonas fica no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. Foto: Michael Dantas/SEC-AM

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!