O Parque Estadual Sumaúma, na Zona Norte de Manaus, é uma opção para turismo ecológico na cidade. O espaço oferece trilhas, contemplação de esculturas gigantes, áreas para caminhadas e prática de atividades físicas, sessões de cinema, entre outras atrações. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com uma área de preservação ambiental de 52 hectares, o Parque Sumaúma é uma das Unidades de Conservação (UC) administradas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

No local, os visitantes podem fazer trilhas na área verde ou na trilha pavimentada, e praticar exercícios na academia que fica ao ar livre.
No parque também são oferecidas atividades para crianças, como o cinema ambiental e a produção de pinturas. Os pequenos contam, ainda, com o parque infantil.

Esculturas gigantes
O público também pode contemplar várias esculturas gigantes espalhadas pelo parque. São figuras que representam a cultura amazônica, como a onça-pintada e personagens das lendas regionais.
Lista de atrativos
- trilha em área verde
- caminhada trilha pavimentada
- academia ao ar livre
- parque infantil
- cinema ambiental
- pintura para crianças

Dias e horários de funcionamento
O parque estadual recebe visitas de segunda a sexta-feira. Os passeios podem ser feitos das 8h às 17h.
O espaço fecha aos sábados e domingos.
Entrada
A entrada no Parque Estadual do Sumaúma é gratuita.

Regras
Para a realização de passeios nas trilhas, os visitantes devem estar calçados com tênis e vestidos com calças compridas. É recomendável levar uma garrafa com água.
Atualmente, por conta da pandemia da Covid-19, também é obrigatório o uso de máscara. Além disso, os visitantes devem manter o distanciamento social.

Localização
O Parque Sumaúma fica localizado na Avenida Bacuri, s/n, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
Na entrada do parque, o visitante tem acesso a um mapa fixo, que contém informações sobre os percursos das trilhas e áreas de visitação.

Parque Estadual Sumaúma
O Parque Estadual do Sumaúma é a primeira Unidade de Conservação Estadual situada na cidade de Manaus. Em todo o Estado, existem 42 unidades sob a administração do Governo do Amazonas.
Ao criar a unidade, o Estado buscou manter preservado o ecossistema natural da área e possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental. O projeto também surgiu oferecer uma área de recreação que permita contato com a natureza por meio da prática do turismo ecológico.
O espaço foi criado em 2003 e faz parte do programa do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam). A iniciativa de preservar a área ambiental é resultado do trabalho de moradores do bairro Cidade Nova, local que abriga o parque, do grupo de voluntários de Fragmentos Florestais Urbanos, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e de instituições governamentais.
