Manaus, 29 de março de 2024

Turismo

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Curso capacita Guias de Turismo no Amazonas

Formação é resultado de parceria entre a Amazonastur e o Cetam.

Da redação

O curso técnico de Guia de Turismo Regional está capacitando 75 guias de turismo que atuam na área, no Amazonas. A formação, que começou na segunda-feira (5/4), é resultado de uma parceria entre a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Com 940 horas de duração, o curso técnico de Guia de Turismo Regional é realizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD). De acordo com o Estado, os 75 guias de turismo ainda não possuem certificação profissional.

O curso passou a ser oferecido depois que associações de guias informaram à Amazonastur que muitos profissionais estavam exercendo a profissão sem a certificação. Para atuar legalmente, o guia precisa fazer parte do Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur). E para ser inserido no cadastro, é necessário possuir qualificação certificada de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, destacou que o turista deve procurar por serviços legalizados. “A pessoa, contratando serviços que são legalizados no Cadastur, tem como buscar os seus direitos, via Ministério do Turismo ou via direito do consumidor. Então, é sempre bom que o visitante procure os serviços seguros”, disse.

Segundo o Governo do Amazonas, a investimento na qualificação de profissionais que atuam no setor de turismo faz parte da estratégia para fomentar o setor no Estado. “Além de qualificação profissional, o governo estadual tem investido em infraestrutura nos municípios para dar melhores condições à população e ao turista que visita os locais”, afirmou o governo estadual.

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Curso

Após a conclusão do curso, o profissional poderá atuar em diversas frentes, como agências de viagem e operadoras, organismos turísticos públicos e privados, além de poder atuar de forma autônoma, de acordo com o permitido pela legislação da profissão. Os guias atuam, entre outras ações, assistindo e conduzindo pessoas ou grupos durante translados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional, respeitando o ambiente, cultura e a legislação.

“Nesse momento, por meio da parceria com a Amazonastur, o Cetam cumpre a determinação do Governo do Amazonas, que é fortalecer a oferta de cursos para o interior do estado. Em se tratando do curso Técnico em Guia de Turismo Regional, a importância está em possibilitar que alunos desenvolvam competências e habilidades para suprir a necessidade do mercado regional, contribuindo para melhorar ainda mais o atendimento na área do turismo nos municípios amazonenses”, ressaltou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!