A ‘Romaria das Águas 2023’ reuniu milhares de fiéis em uma procissão que saiu de Manaus rumo à cidade de Parintins, no interior do Amazonas. Com o tema ‘Maria, Mãe de Todos’, a festividade ocorreu de 13 a 16 de julho, com a primeira celebração da fé na praia da Ponta Negra, na capital.
Este ano, uma homenagem foi feita aos povos indígenas, com destaque para sua importância e conexão com a natureza e espiritualidade. Em um gesto simbólico, o cocar indígena foi colocado no lugar da tradicional coroa, para representar a união e o respeito por todas as culturas.

SAIBA MAIS
- Banda Catedral faz show em Manaus em setembro de 2023
- Sem intervalo, membros de igreja em Manaus ultrapassam 100 horas de oração
A chegada à cidade de Parintins ocorreu na sexta-feira, 14 de julho, com uma parada oficial na Boca do Limão, onde outros fiéis aguardavam por Nossa Senhora do Carmo. Este ano, a padroeira da ‘Ilha da Fé’ ganhou uma escultura de 16 metros, proporcionando um marco visual aos presentes.
VEJA FOTOS DA ‘ROMARIA DAS ÁGUAS 2023’:





TURISMO E ECONOMIA
A Romaria das Águas já se estabeleceu como o maior festejo religioso do baixo Amazonas, atraindo mais de 40 mil pessoas de diversas partes do País.
O evento, além de fortalecer a devoção dos fiéis, também contribui para o desenvolvimento econômico da região, impulsionando o turismo e movimentando a cadeia produtiva local.
Segundo o organizador do evento, o artista Juarez Lima, o turismo religioso tem crescido significativamente nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a busca por viagens religiosas teve um aumento de 61% nos últimos 10 anos, o que impulsiona a economia no setor de turismo.