Manaus, 20 de abril de 2024

Música

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook Foto: Reprodução/Facebook

Violonista Sebastião Tapajós, paraense reconhecido no mundo, morre em Santarém

Violonista nasceu em Alenquer e estudou em Portugal e na Espanha.

Da redação

O violonista e compositor Sebastião Pena Marcião, conhecido como Sebastião Tapajós, morreu neste sábado (2/10), em Santarém, no Pará. Reconhecido no mundo, o paraense era um dos maiores violonistas brasileiros. Autoridades da Amazônia e o Boi Caprichoso lamentaram o falecimento.

De acordo com informações do Boi Caprichoso, Sebastião morreu aos 78 anos. Para o bumbá, a Amazônia perdeu um filho ilustre. “Ele começou o aprendizado de violão, na infância, com seu pai e a tocar profissionalmente a partir dos 10 anos, depois continuou os estudos em Belém até chegar ao velho continente”, informou o boi azul e branco.

Violonista Sebastião Tapajós era um paraense reconhecido no mundo. Foto: Reprodução/Facebook

O paraense, que era natural da cidade de Alenquer, estudou música em Lisboa, Portugal, e guitarra, na Espanha, países europeus. “Fez a música da floresta ecoar no mundo, em acordes que encantaram o planeta”, destacou o Caprichoso.

Em 2018, o artista realizou uma apresentação especial durante o espetáculo ‘Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral’, na arena do Bumbódromo, em Parintins, o Amazonas. O espetáculo rendeu o bicampeonato ao Caprichoso.

“O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, e o vice-presidente, Karú Carvalho, manifestam sentimento de pesar pelo falecimento do instrumentista, consagrado no Brasil e na Europa. A nação azul e branca presta homenagem ao paraense ícone da música brasileira, com manifestação de luto aos familiares nesse momento doloroso de despedida. Descanse em paz, Sebastião Tapajós!”, afirmou o bumbá.

Artista tocou ao lado da paraense Dona Onete, durante espetáculo do Boi Caprichoso, em 2018. Foto: Reprodução/Facebook

Autoridades lamentam

O governador do Pará, Helder Barbalho, decretou luto oficial de três dias pela morte do violonista.

“Acabo de receber a triste notícia do falecimento de Sebastião Tapajós. Nascido em Alenquer, foi considerado um dos maiores violonistas do mundo. Meus profundos sentimentos à família e amigos de nosso eterno Tião!”, disse o governador.

O prefeito de Belém, capital do Pará, Edmilson Rodrigues, se manifestou nas redes sociais. “Um gênio da arte, um dos mais importantes músicos do Pará e do Brasil, reconhecido mundialmente por sua belíssima obra. Uma grande perda para a humanidade. Deixo minha solidariedade aos seus familiares e amigos”, escreveu.

Paraense estudou na Europa. Foto: Reprodução/Facebook

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!