Manaus, 19 de abril de 2024

Música

Foto: Sávio Pimentel/Divulgação
Foto: Sávio Pimentel/Divulgação Foto: Sávio Pimentel/Divulgação

TV Brasil transmite Live Eletroboi, com Márcia Novo, para todo o país

Live Eletroboi agitou Parintins em maio deste ano.

Da redação

A Live Eletroboi em Parintins da cantora Márcia Novo será transmitida para todo o país, neste sábado(26/6), pela TV Brasil. O evento, realizado no dia 23 de maio deste ano, contou com a participação dos bumbás Garantido e Caprichoso e do Boi Boiola. A live também resgatou toadas antológicas e apresentou uma nova proposta de som na Ilha Tupinambarana.

Para Márcia Novo, a escolha do projeto como Especial de Parintins na TV Brasil é uma oportunidade para ampliar a divulgação da cultura dos bois de Parintins em todo o país.

“Quando eu era menina, sentia orgulho de ver os bois de Parintins, os artistas do boi, em programas de TV. Isso traz um sentimento de representação. Eu estou muito feliz da nossa live ter sido escolhida para ser o especial Parintins a nível nacional da TV Brasil. Isso vai possibilitar que a nossa música chegue em outros ouvidos, além dos amazonenses”, destacou.

O projeto contou com a participação da cantora Vanessa Alfaia, do apresentador do Caprichoso, Edmundo Oran, do grupo Canto da Mata, do pajé do Caprichoso Erick Beltrão, do Boi-Bumbá Garantido, do Boi-Bumbá Caprichoso e do Boi Boiola.

Também fizeram intervenções especiais a liderança à frente da Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (Amism), a indígena Samela Sateré Mawé, e o produtor musical Manoel Cordeiro. Os artistas Curumiz prepararam um grafite em homenagem ao bisavô da artista, Sr. João Novo, um dos primeiros imigrantes a chegar à ilha de Parintins.

Márcia Novo realizou a live em Parintins, em maio. Foto: Sávio Pimentel/Divulgação

Transmissão

Apresentada por Márcia Novo, a live será transmitida às 23h30 (horário de Brasília) na TV Brasil para todo o país e 22h30 (horário local) no canal Encontro das Águas (Canal 2.1, 13 / 513 HD – Claro TV). O evento também está disponível, na íntegra, no canal da artista (youtube.com/user/popnovo) e na página do facebook (facebook.com/marcianovo).

Live Eletroboi

A live Eletroboi é uma iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Feliciano Lana, que recebeu recursos da Lei Aldir Blanc. O prêmio foi lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).

O evento, realizado no dia 23 de maio deste ano, contou com a participação dos bumbás Garantido e Caprichoso e do Boi Boiola. Foto: Sávio Pimentel/Divulgação

Projeto Eletroboi

O EP Eletroboi foi lançado em dezembro de 2020 com a proposta de dar um up grade na sonoridade sem perder os elementos essenciais do Boi-Bumbá. O trabalho é composto apenas por produtores da Região Norte, e consagra Márcia Novo como artista feminina nos palcos de boi-bumbá.

“Sou apaixonada pela Amazônia e esse trabalho é minha contribuição enquanto mulher, de família original de Parintins e que ama toada. Sempre quis trazer o som da atualidade mantendo os traços do ritmo de boi-bumbá, e o Eletroboi me permitiu isso. É um desafio mudar clássicos, mas estou muito feliz com o resultado e espero que o público goste”, declarou a artista.

Réquiem, Dança do Banzeiro, Vem, Bumbum Bumbum Bumbá e Ritmo Quente compõem o trabalho, que é um mix de beats eletrônicos com guitarras, percussões orgânicas e interpretação pela ótica de uma voz feminina.

Evento será transmitido para todo o Brasil. Foto: Sávio Pimentel/Divulgação

Márcia Novo

Considerada uma das 12 personalidades Guardiãs da Amazônia pela Revista Vogue, Márcia Novo vai celebrar 18 anos de carreira com quatro discos gravados e reconhecimento no Brasil. Ele deu início ao movimento ‘Vidas Indígenas Importam’ que tem ajudado diversas famílias com alimentos, remédios e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Além disso, também atua no projeto ‘Tarumã Alive’, que promove conscientização e ações de preservação da maior bacia hidrográfica de Manaus, o Tarumã-Açu.

Pelo seu destaque como ativista em causas ambientais e indígenas, a artista foi escolhida como embaixadora da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!