Manaus, 2 de outubro de 2023

Música

Foto: Rapha Garcia/Orquestra Ouro Preto
Foto: Rapha Garcia/Orquestra Ouro Preto Foto: Rapha Garcia/Orquestra Ouro Preto

Orquestra Ouro Preto apresenta ópera ‘Auto da Compadecida’ pela 1ª vez em Manaus

Sessões ocorrem no Teatro Amazonas no sábado e domingo.

Com informações da assessoria

A Orquestra Ouro Preto (OOP) apresenta a ópera Auto da Compadecida‘ pela primeira vez em Manaus, nesta semana. As sessões ocorrem no Teatro Amazonas no sábado e domingo, 24 e 25 de junho de 2023. Os ingressos estão à venda.

A ópera é baseada na obra de Ariano Suassuna.

A música original é de Tim Rescala, que assina o libreto com o Maestro Rodrigo Toffolo, também responsável pela concepção e direção musical do espetáculo.

A Orquestra Ouro Preto (OOP) possui 23 anos de trajetória. Essa é a terceira incursão do grupo no no universo operístico e a primeira grande produção neste formato, como conta Toffolo.

“A ópera é uma arte máxima em que música, teatro, figurino, cenário e iluminação se encontram. Era um sonho antigo da orquestra começar a realizar produções de óperas. Já fizemos duas, ambas em português, ‘O Basculho de Chaminé’ e ‘O Grande Governador da Ilha dos Lagartos’, projetos pioneiros que nos deram sustentação para caminhar para um desafio ainda mais inovador, mais audacioso e de grande fôlego. ‘Auto da Compadecida’ é a nossa primeira grande ópera, totalmente original”, informou.

Foto: Rapha Garcia/Orquestra Ouro Preto

Para a nova turnê, o maestro espera repetir o sucesso do ano anterior. “Estreamos em 2022 e o resultado foi extremamente positivo. Agora iremos apresentá-la em outras regiões do país e vamos encerrar a turnê com uma apresentação gratuita, em um espaço público da cidade do Rio de Janeiro, para que a obra alcance um público ainda maior”, disse.

A ideia de trabalhar o texto, escrito em 1955 por Suassuna, surgiu do desejo do maestro de ver em cena uma ópera bufa brasileira capaz de fazer rir e emocionar.

“As grandes óperas brasileiras geralmente são cantadas em italiano, então existia essa nossa vontade de ter uma ópera na nossa língua materna”, explicou. “A partir daí a gente foi buscar na literatura o que seria esse texto e o encontro com o Auto da Compadecida foi quase que imediato. É uma obra-prima da dramaturgia brasileira, extremamente teatral e operística”, acrescentou.

O diretor de arte, Luiz Abreu, contou que se viu diante de novos desafios, mesmo após tantos anos trabalhando com grandes espetáculos.

‘Uma ópera é concebida como uma ‘arte completa’. Em palco, a justaposição de figurinos, cenários, dramaturgia, iluminação, engenharia de som e outros tantos itens devem elevar a música à quintessência. E essa composição, para ser feita com excelência, exige um alto nível de dedicação e atenção”, contou Abreu, que também é diretor de marca da Ouro Preto.

Foto: Rapha Garcia/Orquestra Ouro Preto

SINOPSE

Chicó e João Grilo, personagens centrais desta obra-prima que fizeram sucesso por mais de seis décadas no teatro e no cinema, ressurgem no palco de uma maneira diferente, agora diante de uma ópera-bufa.

O diálogo direto com o público, um dos pilares da produção da Orquestra, está garantido na ópera, que traz a comédia como elemento principal de sua linguagem.

Para cumprir a missão, a orquestra formou um grande elenco em cena e nos bastidores da montagem.

No palco, grandes nomes do canto lírico brasileiro – Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano, além de uma trupe de atores escolhidos para dar voz e corpo ao clássico da literatura brasileira – Glicério do Rosário, Léo Quintão, Claudio Dias, Marcelo Veronez e Maurício Tizumba. A direção de cena é assinada por Chico Pelúcio.

O espetáculo conta com figurinos desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico de renome e filho do escritor Ariano Suassuna. “Essa parceria traz ainda um maior enraizamento à montagem, agregando o olhar e a criação de quem nasceu, viveu, conhece e reconhece este universo como poucos”, destacou a organização da montagem.

Foto: Rapha Garcia/Orquestra Ouro Preto

INGRESSOS PARA A ÓPERA

Os ingressos do 1º lote para o ‘Auto da Compadecida, a ópera’, em Manaus, estão disponíveis no site ShopIngresso.com, por meio dos links:

https://shopingressos.com.br/comprar/1282/ORQUESTRA_OURO_PRETO_AUTO_DA_COMPADECIDA,_A_OPERA_24_06

https://shopingressos.com.br/comprar/1281/ORQUESTRA_OURO_PRETO_AUTO_DA_COMPADECIDA,_A_OPERA_25_06

Os valores variam entre R$ 25 e R$ 80. Vale ressaltar que compras online têm acréscimo de taxa.

O evento disponibiliza ingressos para camarotes, frisas e plateia.

Assentos de frisas e camarotes são por ordem de chegada.

SERVIÇO

Evento: ‘Auto da Compadecida, a ópera’, em Manaus
Data: 24 e 25 de junho de 2023
Horário: no sábado, às 20h; no domingo, às 19h
Local: Teatro Amazonas, Centro de Manaus
Entrada: shopingressos.com.br
Classificação: livre

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!