A Orquestra e o Coro do Neojiba apresentaram a ópera ‘Dulcinéia e Trancoso’ no Teatro Amazonas, nesta quinta-feira, 17 de agosto de 2023. Veja as fotos.
Os espetáculos em Manaus fazem parte da ‘Turnê da Liberdade’ Norte e Nordeste, que comemora os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

ÓPERA ‘DULCINÉIA E TRANCOSO’
A ópera ‘Dulcinéia e Trancoso’ é inspirada na obra do escritor Ariano Suassuna. O obra mistura elementos das culturas européia e nordestina.
A regência foi da maestrina Lucie Barluet, com direção cênica de Chica Carelli e direção de movimento de Luana Serrat.
Composta em 2009 pelo paraibano Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha, a ópera é considerada a primeira ópera armorial, pertencente ao movimento idealizado na década de 1970, por Suassuna, para valorizar a arte popular do Nordeste.
SOBRE O NEOJIBA
O Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) foi criado em 2007 para promover desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.
O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A gestão é do Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.