O grupo ‘Tubones Coral’ vai percorrer oito cidades do Amazonas com uma turnê musical gratuita. As apresentações celebram os 10 anos do projeto.
O ‘Tubones Coral’ é um projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A primeira apresentação da ‘Turnê 10 anos Tubones Coral’ ocorre neste sábado, 1º de abril de 2023, em São Gabriel da Cachoeira, às 20h. O show será na Praça Monsenhor Sebastião Baggio, s/n (Praça da Catedral).
Mais sete municípios do Amazonas recebem a turnê comemorativa até julho de 2023. Serão apresentados dois concertos por cidade.
O projeto levará música regional, Música Popular Brasileira (MPB) e música clássica.

Segundo Fabio Carmo Plácido Santos, coordenador do projeto e professor da UEA, o repertório é erudito, mas também contempla toadas dos bois Caprichoso e Garantido.
“Tocamos ‘Amazonas Moreno’, ‘Porto de Lenha’, ‘Festa da Raça’, ‘Saga do Canoeiro’, entre outras músicas que atraem o público”, disse.

‘TUBONES CORAL’
O ‘Tubones Coral’ comemora 10 anos no dia 13 de junho de 2023.
A primeira apresentação do grupo foi realizada em junho de 2013, na Catedral Metropolitana de Manaus -Nossa Senhora da Conceição, e contou com um repertório erudito.
Com o aumento das apresentações dentro da universidade, o grupo inseriu música popular e canções regionais.
Fabio Carmo explicou que o ‘Tubones’ nasceu para colocar em prática o que é ensinado nas aulas do curso de Música da UEA.
“A intenção era praticarmos uma atividade pedagógica. Mas, com o tempo, percebemos que esse grupo poderia fazer parte de várias atividades, como colação de grau, ou fazendo a parte cultural dos eventos”, informou.
Atualmente, o grupo musical conta com 16 integrantes, sendo 11 trombones tenores, dois trombones baixos, uma tuba e dois percussionistas.
PROGRAMÇÃO DE APRESENTAÇÃO:
- 1º de abril- São Gabriel da Cachoeira
- 20 e 21 de maio – Tabatinga
- 10 e 11 de junho- Itacoatiara
- 13 de junho- Manaus
- 17 e 18 de junho- Presidente Figueiredo
- 8 e 9 de julho – Manacapuru
- 15 e 17 julho- Parintins
- 22 e 23 de julho- Tefé