Manaus, 23 de abril de 2024

MEMÓRIAS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Participação feminina na Polícia Militar do Pará começou há 39 anos

O ingresso de mulheres na Polícia Militar do Pará ocorreu há 39 anos, e a data foi lem

Da redação

O ingresso de mulheres na Polícia Militar do Pará ocorreu há 39 anos, e a data foi lembrada na última segunda-feira (1º/2). A história da participação feminina na corporação começou no 1º de fevereiro de 1982.

Na data, a primeira turma de policiais femininas da PM ingressou no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), no distrito de Outeiro, em Belém.

Conforme informações da Agência Pará, eram quatro alunas sargento e 50 alunas soldado, além de três oficiais, as pioneiras do Curso de Formação de Oficiais (CFO), realizado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, da PM de São Paulo (SP). Já a primeira turma de praças foi coordenada pelo coronel Roberto Pessoa Campos, da PM do Pará.

Participação feminina na Polícia Militar do Pará começou há 39 anos. Foto: Divulgação

Uma das pioneiras na instituição é a major Máurea Mendes Leite, que hoje está na reserva remunerada. Ela relembra que a chegada feminina à PM do Pará foi uma mudança de paradigma para a corporação e para as mulheres.

“Foi um caminho simbólico. A maioria das mulheres tinha uma origem humilde, e isso foi um grande salto na nossa vida profissional e na perspectiva de vida das nossas famílias. A carreira a ser trilhada na PM foi um marco de empoderamento das mulheres e uma nova perspectiva profissional. A cada aniversário voltam lembranças boas de luta e conquistas, e eu fico muito grata em fazer parte desta história”, ressalta.

Foto: Divulgação

Reconhecimento

No dia 14 de dezembro de 2011 foi aprovada a Lei Ordinária 7.576, de autoria da deputada estadual Ana Cunha, que instituiu o dia 1º de fevereiro como Dia da Policial Militar no Pará. “Parabenizamos todas as mulheres que fazem parte da história da PM, e ressaltamos que esta data, além de simbolizar a entrada da primeira turma feminina, também foi instituída em lei estadual como dia da Policial Militar do Pará”, reiterou o comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior.

Ao propor a lei, Ana Cunha exaltou a presença feminina no Pará, argumentando que a instituição de datas comemorativas tem como um de seus objetivos valorizar a cultura e a formação da identidade social, evidenciando a memória coletiva de algo ou alguém que, por seus méritos, não deva ser esquecido.

Segundo a parlamentar, a data é o reconhecimento do trabalho desempenhado pelas policiais militares que atuam na manutenção de ordem e segurança pública no Estado.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!