Manaus, 23 de abril de 2024

Literatura

Foto: Mario Neto/Musa
Foto: Mario Neto/Musa Foto: Mario Neto/Musa

Museu da Amazônia constrói biblioteca com acervo de 5 mil livros de José Aldemir

A previsão de abertura da biblioteca é para o fim deste mês de setembro.

Da redação

O Museu da Amazonônia (Musa), na Zona Norte de Manaus, está construindo uma biblioteca com o acervo de livros doados pela família do saudoso professor José Aldemir. A doação foi de aproximadamente cinco mil livros.

Doutor em Geografia, José Aldemir faleceu em 22 de novembro de 2019. O professor estava em tratamento contra um câncer.

Foto: Mario Neto/Musa

De acordo com o Musa, a biblioteca, que levará o nome de José Aldemir, já está na fase final de construção. A previsão de abertura do espaço é para o fim deste mês de setembro.

Os livros ainda estão sendo catalogados, conforme informações do Museu da Amazônia. A diretoria do local também está discutindo como será feito o acesso aos livros e à biblioteca, ou seja, se o espaço será aberto ao público para consultas e apreciação do acervo, ou se ficará somente disponível para escolas e universidades.

Foto: Mario Neto/Musa

José Aldemir

Natural do Alto Careiro, José Aldemir de Oliveira foi reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 13 de junho de 2010 a 21 de março de 2011. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, era professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Entre 2003 e 2013, atuou na gestão de Ciência e Tecnologia inicialmente como diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em seguida foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Também atuou como professor nos cursos de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e em Geografia, ambos da Ufam, e era líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab). Ainda em 2019, lançou o livro ‘Manaus de dois rios. Gentes e Matas: literatura e geografia dos sentimentos’.

Foto: Mario Neto/Musa

Musa

O Museu da Amazônia (Musa) é um fragmento de floresta amazônica. O espaço fica na Avenida Margarita, 6305, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.

O local, que é aberto para visitação, abriga a famosa ‘Torre do Musa’, de onde e possível contemplar o pôr do sol sobre a copa das árvores.

No Musa, o visitante tem contato direto com a natureza e com seres vivos da Amazônia.

Para saber sobre os dias e horários de funcionamento, além dos valores para visitação, clique aqui.

Foto: Mario Neto/Musa

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!