Manaus, 28 de março de 2024

Literatura

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Escritora indígena lança livro inspirado na infância com os avós no AM

O lançamento do livro 'Yandé Anga' será no sábado, em Manaus.

Da redação

A escritora Desana Bete Morais vai lançar o livro de contos ‘Yandé Anga’ (Nossa Alma), no sábado (10/4). A obra é inspirada nas memórias da infância vivenciada pela indígena com os avós, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

O lançamento será realizado na Galeria Amazônica, Largo São Sebastião, Centro de Manaus.

Conforme os organizadores do evento, a programação de lançamento seguirá os protocolos sanitários relacionados à Covid19 e poderá ser acompanhada pelas redes sociais: https://www.instagram.com/galeriamazonica/ e https://www.facebook.com/bete.morais.10.

O título do livro está em Nheengatu, uma das línguas faladas pela autora – que é natural da cidade de São Gabriel da Cachoeira. ‘Yandé Anga’ tenta traduzir a imensidão amazônica pelo olhar dos que vivem às margens do Rio Negro. A obra mistura ficção, magia e realidade, a partir de significados aprendidos pela autora desde criança com os avós.

“São histórias e memórias que tenho com meu avô. Uma delas é de uma caçada onde o personagem se depara com várias entidades pelo caminho que ajudam a criança em sua busca espiritual, por meio de elementos da cultura tradicional que conduzem até o encontro do sentido da vida”, explica.

As crianças são os personagens centrais dos contos. Por meio da obra, o leitor é conduzido pela paisagem e imaginário rionegrino. A autora apresenta as relações entre seres humanos e não-humanos (animais, espíritos, plantas, deuses), entre outros elementos.

O livro, lançado pela editora Pitomba Livros & Discos, foi contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) com recursos da Lei Aldir Blanc.

A escritora Desana Bete Morais vai lançar o livro de contos ‘Yandé Anga’. Fotos: Divulgação

Bete Morais

Segundo a organização do evento, ainda são raras as obras escritas e assinadas por mulheres indígenas do Rio Negro, região situada no Amazonas. “Bete Morais faz parte de uma nova geração de jovens artistas indígenas rionegrinos que brindam o público com uma perspectiva feminina decolonial e contemporânea sobre a região”, destacam os organizadores.

Indígena Desana, Bete Morais é atriz, dramaturga, escritora, poetisa, arte-educadora e bacharel em Direito. Desde cedo, escreve poesias e histórias. Há alguns anos, desenvolve os roteiros de suas performances corporais. Também tem abordado a temática do “ser mulher”. Atualmente, desenvolve oficina de corpo e voz.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro ‘Yandé Anga’ (Nossa Alma)
Data: 10 de abril de 2021, das 9h às 16h
Local: Galeria Amazônica, Largo São Sebastião, Centro de Manaus
Contatos para venda: (92) 99977-3891

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!