A Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, situada no Centro Histórico de Manaus, suspendeu o atendimento ao longo desta semana. A medida teve início nesta quarta-feira (19/1), e segue até o domingo (23/1). A Biblioteca Pública do Amazonas também mantém as atividades suspensas.
De acordo com informações da diretora da biblioteca municipal, Silene Lima, a suspensão de funcionamento ocorreu devido ao aumento de casos da Covid-19, na capital amazonense.
Ainda conforme Silene, dependendo da situação da pandemia em Manaus, o período de suspensão das atividades pode ser estendido.
A visita à biblioteca municipal estava funcionando por meio de agendamento por e-mail, e apenas, com consulta local. O espaço, administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), fica situado na Rua Costa Azevedo, 216, Centro de Manaus.

Biblioteca municipal
A biblioteca municipal funciona em um sobrado datado do início do século 20. O espaço leva o nome do professor, escritor e poeta João Bosco Evangelista (1938-1973), que foi um dos célebres fundadores do Clube da Madrugada.
O acervo do local conta com 32 mil exemplares, divididos entre obras de referência e temas bibliográficos, como coleções de obras gerais, coleções temáticas amazônicas, infantil, braile e multimídia. Também contém um vasto acervo amazônico, periódicos, entre jornais e revistas, e documentos especiais, como obras raras datadas do século 17.
Biblioteca Pública do Amazonas
A Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, 57, Centro de Manaus, também está fechada. O espaço é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM).
A biblioteca está com atividades suspensas desde março de 2020, por conta do período pandêmico.