Manaus, 29 de março de 2024

Geral

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Projeto de reciclagem vai ajudar famílias carentes em Manaus

Projeto Tecendo Vidas doou uma tonelada de fardamentos antigos.

Com informações da assessoria

O Brasil ainda é um país que desperdiça muitos recursos, que resultam em altos níveis de poluição. Anualmente, por exemplo, cerca de 160 mil toneladas de resíduos têxteis seguem direto para incineração ou aterros sanitários, sem qualquer possibilidade de reutilização por reciclagem. Para modificar este cenário, em Manaus, foi criado o projeto de reciclagem ‘Tecendo Vidas’.

A ação socioambiental está sendo desenvolvida por meio do setor de recursos humanos do Grupo Tapajós, que conta com mais de 2,7 mil colaboradores em seus centros de distribuição na região Norte e nas redes de drogarias Santo Remédio, FarmaBem, Flexfarma e Flex Atacadão.

Como pontapé inicial, o Tecendo Vidas doou uma tonelada de fardamentos antigos, que seriam incinerados no descarte, ao Centro de Formação Vida Alegre, uma Organização da Sociedade Civil (OSC). O centro atende crianças, adolescente e jovens de famílias em situação de risco social na Zona Oeste da capital amazonense.

Projeto Tecendo Vidas realiza doação de uniformes antigos. Foto: Divulgação

Rosane Sousa, gerente de RH do Grupo Tapajós, conta que a ideia surgiu a partir da necessidade de ampliar o alcance social da empresa. “Nos questionamos sobre que outro destino poderíamos dar aos fardamentos usados, uma opção mais sustentável. Veio então a ideia de entregar esse material a uma instituição que pudesse fazer o reaproveitamento dos tecidos, transformando-os em novos produtos”, conta.

Já Elaine Araújo, analista de desenvolvimento organizacional, destaca que o nome do projeto é uma alusão à linha que forma a trama dos tecidos, significando a conexão da empresa e seus colaboradores a uma causa maior, envolvendo humanização, sustentabilidade e solidariedade.

“O ponto principal é o cuidar, e isso vai além da saúde e bem-estar dos nossos colaboradores e clientes. Estende-se a todos a quem o Grupo Tapajós pode tocar de alguma forma”.

Reaproveitamento

Escolhida como primeira instituição beneficiada pelo Tecendo Vidas, o Centro de Formação Vida Alegre realiza, entre outros projetos, o Família Cidadã, voltado a moradores carentes da Vila da Prata e bairros adjacentes. Dentre as diversas ações abrangidas pela ação, estão as oficinas de sustentabilidade produtiva, promovidas para gerar renda às famílias associadas e combater a progressiva exclusão social.

“A gente proporciona oficinas de culinária, artesanato e estética. E vamos destinar os tecidos doados pelo Grupo Tapajós para que essas famílias possam produzir diversas novas peças para a venda. Assim, ganham renda extra enquanto reciclam”, afirma Karina Costa, assistente social coordenadora do projeto.

Além das oficinas de sustentabilidade, a instituição tem diversos projetos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade. Um deles é o ‘Mãos que Transformam’, que ajuda a regularizar documentos de moradores de rua e estrangeiros que se mudam para Manaus.

Os voluntários da OSC Vida Alegre também ministram aulas de balé, reforço escolar, futsal e natação.

O contato para quem deseja ajudar de alguma forma pode ser feito pelos telefones: 3625-2192 / 3673-9660 / 98135-0351 / 99393-7383.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!