Manaus, 25 de abril de 2024

Geral

Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina nesta quarta-feira

Expectativa da Receita Federal é receber 39,5 milhões de declarações.

Com informações da Agência Brasil

O prazo para a apresentação da declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física 2023 termina nesta quarta-feira, 31 de maio. Até o início desta quarta, mais de 37,7 milhões de declarações haviam sido entregues. A expectativa da Receita Federal é de que, até o final do prazo, o número chegue a 39,5 milhões de declarações.

SAIBA MAIS:

Declaração do Imposto de Renda deve ser entregue até esta quarta-feira, 31 de maio de 2023. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Declaração do Imposto de Renda deve ser entregue até esta quarta-feira, 31 de maio de 2023. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Das declarações já apresentadas, 23% foram pré-preenchidas, o que, segundo a Receita, reduz o risco de erros. Esse modelo possibilita o uso de informações disponibilizadas a partir de bancos de dados do governo.

O Fisco, no entanto, alerta que “todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio”. Até o momento, 57% das declarações foram entregues no formato simplificado; e 8% foram retificadas.

O preenchimento e a entrega podem ser feitas por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

RESTITUIÇÃO

Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.

O pagamento das restituições foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!