Manaus, 20 de abril de 2024

Geral

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução

Ônibus do transporte público de Manaus são incendiados e toda a frota é recolhida

Após os atos de vandalismo, Estado decidiu reunir a cúpula da segurança.

Da redação

Pelo menos, sete ônibus do transporte público de Manaus foram incendiados nas primeiras horas deste domingo (6/6). Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) repudiou os atos de vandalismo e decidiu recolher toda a frota. O Governo do Amazonas informou que a cúpula da segurança pública do Estado está reunida, para decidir as medidas que serão adotadas.

Os ataques ocorreram na madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros informou que os incêndios foram registrados em diferentes pontos de Manaus. Parte dos atos de vandalismo que tiveram os ônibus como alvo aconteceu no conjunto Parque das Nações, na Zona Norte da capital.

Imagens feitas por moradores mostram que os ônibus ficaram totalmente destruídos após os incêndios criminosos. De acordo com o Sinetram, a violência das ações causou pânico nos operadores do serviço. “Há relatos de grupos encapuzados e armados praticando tais atos, sendo que, por isso, toda a frota foi recolhida”, informou o sindicato patronal.

Fotos: Reprodução

Na nota, a entidade afirma que os atos são “aparentemente de caráter terrorista”. “O Sinetram repudia os atos de vandalismo ocorridos nas primeiras horas deste domingo (06/06), em que 7 ônibus do transporte coletivo foram incendiados dentre outros atos violentos”, disse, no texto.

Segundo o sindicato, os atos são crimes de dano e ilícitos civis. A entidade destacou, ainda, que o vandalismo prejudica a população. “Diante desse cenário, os maiores prejudicados são os usuários do transporte coletivo e os trabalhadores do sistema de transporte cujas vidas estão em risco”, afirmou.

O sindicato, que representa as empresas de transporte coletivo, pediu das autoridades públicas “imediatas e urgentes providências para a identificação dos criminosos e para a cessação da onda de violência a fim de que seja viabilizada a normalização do serviço essencial de transporte coletivo”.

O Governo do Amazonas se manifestou por meio da Secretaria de Comunicação (Secom). De acordo com o Estado, neste momento, o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, está reunido com a cúpula da segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Avenida André Araújo, bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul. “Para tratar das ocorrências de incêndio registradas na capital. A Polícia Militar já está em operação na capital, desde os primeiros registros de ocorrência”, disse a Secom.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!