Em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), publicada no sábado (1º/5), a Prefeitura de Manaus autorizou a abertura dos cemitérios e espaços funerários da cidade, entre os dias 7 e 9 de maio, próximo fim de semana, para visitação. A abertura, em regime excepcional, busca atender às famílias que vão prestar homenagens pelo Dia das Mães.
De acordo com o documento, as visitas estarão liberadas no horário entre 6h e 20h.
Durante as visitas, o público deverá seguir as medidas de prevenção contra à Covid-19, como o uso de máscara, álcool em gel, evitar aglomerações e não compartilhar objetos pessoais.
O decreto permite, ainda, a realização de celebrações coletivas nos cemitérios, durante a data estabelecida. Os eventos devem respeitar o limite de 100 pessoas, e os participantes deverão manter o distanciamento social e adotar medidas para evitar aglomerações.
Segundo o documento, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), responsável pela administração dos cemitérios municipais, poderá editar normas complementares nos limites do decreto.
A Prefeitura de Manaus ainda não divulgou como será feita a organização das visitas, para evitar aglomerações nos cemitérios municipais. À redação do Portal Edilene Mafra, a Semulsp adiantou que o Município deverá informar as orientações nos próximos dias.
Leia o trecho do decreto que permite a abertura dos cemitérios:
