Manaus, 28 de março de 2024

Geral

Foto: Ruan Souza/Semcom
Foto: Ruan Souza/Semcom Foto: Ruan Souza/Semcom

Cheia: Rio Negro atinge marca histórica de 30 metros em Manaus

Cheia de 2021 é maior enchente registrada na capital em 100 anos.

Da redação

O Rio Negro atingiu a marca histórica de 30 metros, em Manaus, neste sábado (5/6). A Defesa Civil do Município divulgou o dado no início desta manhã. A cheia de 2021 é maior enchente registrada na capital nos últimos 100 anos.

Na terça-feira (1º/6), o Rio Negro chegou à marca de 29,98 metros, registrando a maior cheia em Manaus, nos últimos 119 anos. O nível deste ano ultrapassou a marca histórica de 2012 (29,97). Por conta da cheia de 2021, Manaus segue em situação de emergência.

Foto mostra a régua do Porto de Manaus na terça-feira (1º/6), dia em que o Rio Negro registrou marca histórica. Foto: Ruan Souza/Semcom

Segundo a Prefeitura de Manaus, em 2021, a cheia afeta famílias que moram em 15 bairros da capital.

Por 40 dias, o Município construiu mais de 9 mil metros de pontes durante a operação ‘Cheia 2021’. Também foram aplicadas mais de 10 toneladas de óxido de cálcio (cal) nas águas que invadiram o Centro de Manaus, para diminuir o odor, a proliferação de insetos e as doenças transmitidas pela água parada.

As águas do Rio Negro invadiram vias do Centro de Manaus, como a Rua dos Barés e a Avenida Eduardo Ribeiro, onde está situado o Relógio Municipal, ponto que virou atração turística neste período. Amazonenses e visitantes têm ido ao local para registrar esse momento histórico em fotos e vídeos.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!